Por Daniela Ribeiro

Por Daniela Ribeiro

29 de maio de 2021

Foto: Divulgação Secom

*Fiscalização de Aparecida apreende cinco carros com som automotivo nesta madrugada*

Uma festa clandestina também foi encerrada após denúncia de moradores

A força-tarefa de fiscalização do cumprimento das regras estabecidas nas portarias municipais para contenção da transmissão da Covid-19, em Aparecida, apreendeu cinco veículos com som automotivo. As apreensões foram nesta madrugada de sexta-feira (28) para sábado (29) em diversos bairros da cidade após denúncia de moradores por perturbação do sossego.

De acordo com os fiscais que atuaram nas abordagens, os veículos foram apreendidos em casas e também na rua por estarem com som ligado em alto volume e  encaminhados para o pátio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) e os proprietários foram multados por perturbação do sossego. Os valores das multas variam de R$ 500 a R$ 5 mil. As apreensões ocorreram nos bairros Centro, Nova Olinda, Cidade Livre e Bairro Cardoso.

Além dos veículos, os fiscais encerraram também uma festa clandestina no Jardim Miramar. Ao todo, 36 pessoas foram multadas por não uso de máscara e 28 estabelecimentos entre bares e distribuidoras foram visitados, duas distribuidoras de bebidas foram interditadas por não terem a documentação de funcionamento completas.

“A Pandemia ainda não acabou e para que os números da doença na cidade não voltem a subir, as fiscalizações continuam com rondas de rotina e atendendo também as denúncias de moradores”, comentou o coordenador geral da Fiscalização em Aparecida, Davi Lorero.

A força-tarefa de Fiscalização é formada por fiscais das secretarias da Fazenda, Meio Ambiente (Semma), Planejamento e Regulação Urbana, agentes da Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Municipal (GCM).

Fiscalização – Caso o morador flagre alguma irregularidade ou descumprimento das regras sanitárias, pode acionar as equipes de fiscalização pelos canais de denúncia: 3545-5992 ou 153; além dos números 3238-7216 ou 98459-1661 para perturbação do sossego público.

Cenário – Aparecida está no cenário verde, de risco baixo, do isolamento social intermitente por escalonamento regional das atividades econômicas. Os comércios não essenciais fecham uma vez por semana, conforme a macrozona em que se encontram e a cada dia, de segunda a sexta, fecham duas das dez macrozonas da cidade.

Festas e eventos podem ser realizados seguindo regras estipuladas por portaria específica após aprovação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida, como o local ter todos os alvarás e documentação; apenas 30% da capacidade do local, limitando a 100 pessoas; alcool em gel e medição de temperatura; uso de máscara e distanciamento de 1,5 m entre as mesas. Shows ao vivo também são permitidos,as sem pista de dança. Bares e restaurantes foram liberados para funcionar, mas também precisam seguir série de regras e ter toda documentação.