Fiscalização de Aparecida encerra 55 festas clandestinas em julho

Por Rackel Vieira

3 de agosto de 2021

Foto: Divulgação Secom

As ações tem como principal objetivo combater a proliferação do novo Coronavírus no município. Balanço final do mês mostra ainda que 1.462 pessoas foram multadas por não uso de máscara facial

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza, desde o início da pandemia, ações de fiscalização do cumprimento das normas de funcionamento das atividades econômicas e dos protocolos sanitários vigentes no município para evitar a propagação do novo Coronavírus. A fiscalização é realizada tanto durante o dia quanto a noite e principalmente aos finais de semana pela força-tarefa montada por agentes da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), Vigilância Sanitária (Secretaria de Saúde), Posturas (Secretaria da Fazenda), Regulação Urbana e Guarda Civil Municipal (GCM).

Balanço do mês de julho deste ano mostra que 717 estabelecimentos foram visitados, entre bares, restaurantes, distribuidoras. Dentre esses estabelecimentos, 41 foram interditados em julho. As ações resultaram ainda em 64 veículos com som automotivo apreendidos por perturbação sonora e nove pessoas presas por diversas tipificações.

As ações de fiscalização também visam coibir festas clandestinas e eventos realizados em desconformidade com os protocolos de segurança contra a Covid-19. Em relação às aglomerações, 55 festas clandestinas foram encerradas, 26 caixas de som apreendidas e 1.462 pessoas foram multadas em R$ 111 cada uma, por não uso de máscara facial de proteção contra a Covid-19.

Fotógrafo: Rodrigo Estrela

“Nossas ações visam coibir irregularidades no município, como poluição sonora causada por som automotivo e mecânico, festas e eventos – que estão proibidos nesse período de pandemia – e situações adversas às determinações do município. Nossas equipes estão atuando diariamente sem pausa, para garantir o sossego público e claro, o respeito às normas sanitárias e de convívio social em Aparecida de Goiânia”, sublinhou o sub-coordenador de operações da força-tarefa de fiscalização de Aparecida, Delazaro Gomes.

Conforme as portarias em vigor na cidade para conter a pandemia, as distribuidoras de bebidas podem funcionar até as 22h e bares e restaurantes até a meia-noite com no máximo seis pessoas em cada mesa, sem pista de dança, e, se houver show ao vivo, com até dois músicos. Além da obrigatoriedade legal de manutenção das medidas preventivas, as festas privadas são permitidas apenas em locais registrados como salões de eventos e similares com lotação máxima de até 30% da capacidade, limitando-se a 100 pessoas e sem pista de dança. Já eventos com cobrança de ingressos continuam proibidos. Denúncias de descumprimento das regras podem ser feitas pelos números 3545-5992 (Whatsapp), 3238-7243 e 153.

“Nós temos atendido denúncias e também realizado pesquisas na internet com o objetivo de coibir esses eventos que geram aglomeração e ajudam na disseminação do vírus da Covid-19 em Aparecida”, ressaltou Delazaro Gomes após a fiscalização deste último final de semana, onde 300 pessoas foram multadas em uma festa clandestina que tinha no local mais de 500 pessoas. “As pessoas precisam entender que a pandemia ainda não acabou. E que festas e eventos clandestinos ajudam na propagação do vírus, por isso estamos atentos”, comentou.

Regras que salvam vidas

De acordo com a integrante do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, Débora Almeida Franco, atualmente foi adotado em Aparecida a suspensão do isolamento social intermitente por escalonamento regional pela cidade estar no cenário verde, o que significa risco baixo de transmissão da doença segundo indicadores científicos que apontaram a desaceleração dos casos. Contudo isso não significa que a pandemia acabou.

“É de suma importância que as pessoas continuem tomando todos os cuidados, cumprindo as portarias vigentes para que os números de casos da doença não voltem a crescer. Por mais que estejamos com um cenário de transmissão de Covid-19 baixo, não estamos com as taxas de ocupação de leitos ou índice de contaminação zerados. Ou seja, a pandemia não acabou. A população precisa continuar usando máscara, lavar as mãos com água e sabão constantemente, usar álcool em gel e se vacinar assim que possível”, salientou Débora.

Balanço primeiro semestre de 2021

Cada ação realizada ao longo do primeiro semestre de 2021 levou em consideração os decretos vigentes que regulamentam o plano municipal de funcionamento das atividades econômicas, as regras e medidas sanitárias impostas nas portarias de combate a transmissão da Covid-19 estabelecidas naquele período.

Conforme balanço, as operações realizadas de janeiro até junho de 2021, resultou em 1,2 mil estabelecimentos comerciais interditados ou autuados, 80 carros com som automotivo apreendidos, 221 festas clandestinas encerradas e cerca de cinco mil multas por não uso de máscara no valor de R$ 111 cada, um total de R$ 554 mil, que será repassado, conforme as pessoas vão fazendo o pagamento da DUAM, para a Secretaria de Assistência Social adquirir cestas básicas que são então distribuídas para as famílias mais carentes afetadas diretamente pela pandemia.

Segundo o secretário executivo do Gabinete de Segurança Institucional, Davi Lorero, responsável pela força-tarefa de fiscalização de Aparecida, as equipes estão atentas para garantir o cumprimento das portarias que estão em vigor na cidade. “Mesmo com a pandemia as pessoas insistem em aglomerar e colocam suas vidas e de outras pessoas em risco. Portanto, os fiscais continuarão de olho no cumprimento das regras, percorrendo todos os bairros e atendendo denúncias que chegam pelos canais da prefeitura”, pontuou.