Fiscalização de Aparecida encerra festa clandestina com som automotivo

Por Daniela Ribeiro

28 de agosto de 2021

Por Daniela Ribeiro

28 de agosto de 2021

Foto: Divulgação-Secom

Os veículos foram apreendidos e 300 pessoas pessoas foram multadas por não uso de máscara de proteção. Os organizadores também foram multados em mais de R$ 34 mil

As equipes da força-tarefa de Fiscalização da Prefeitura de Aparecida encerraram na noite desta sexta-feira, 27, uma festa clandestina com cerca de 500 pessoas no Jardim Copacabana. No local, nove veículos com som automotivo foram apreendidos por perturbação do sossego e 300 pessoas foram multadas por não usar máscara de proteção facial. Os dois organizadores do evento clandestino foram encontrados na festa e multados em mais de R$ 32 mil por promoção de festa e aglomeração durante a pandemia, o que é proibido em Aparecida por meio de portarias municipais editadas pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19.

De acordo com a coordenação da força-tarefa de Fiscalização, que é formada por agentes da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), Vigilância Sanitária (Secretaria de Saúde), Posturas (Secretaria da Fazenda), Regulação Urbana e Guarda Civil Municipal (GCM), as equipes chegaram ao local após denúncia anônima dos moradores da região. “As denúncias foram feitas pelos canais de contato da força-tarefa por primeiramente estarem perturbando o sossego dos vizinhos a esse local. Quando chegamos ao local nos deparamos com a aglomeração de pessoas, todas sem máscara e ao som de nove carros com som automotivo”, comentou o sub-coordenador, Delazaro Gomes.

Ainda na noite desta sexta-feira, 27, os fiscais interditaram e multaram em R$ 13 mil, um bar na cidade por também promover aglomeração de pessoas e por falta de licença para atendimento acima de 60 pessoas. Segundo informações o local atendia mais de 130 pessoas, usando inclusive o passeio público com mesas com clientes. Além deste fato, outras duas distribuidoras de bebidas foram autuadas e interditadas por falta de alvará de funcionamento, uma delas situada no Setor dos Estados, onde um veiculo com som automotivo foi apreendido.

O coordenador da força-tarefa, Davi Lorero, explica que as equipes percorrem diariamente as ruas da cidade com o objetivo de coibir excessos que possam causar uma alta na transmissão e números da Covid-19 em Aparecida. “Ainda vivemos uma pandemia e não podemos baixar a guarda enquanto toda a população não estiver vacinada”, pontuou Davi Lorero, secretário executivo do gabinete de Segurança Institucional.

Balanço da noite – Durante toda a noite, a fiscalização visitou 52 estabelecimentos entre bares, restaurantes, distribuidoras e locais de eventos, encerrando então quatro festas clandestinas. Os fiscais interditaram cinco locais por descumprimento das regras sanitárias e falta de alvará de funcionamento, apreenderam 10 veículos com som automotivo e uma caixa de som mecânico. Ao todo, 436 pessoas foram multadas por não uso de máscara de proteção.