Fiscalização de Aparecida fecha abatedouro clandestino e resgata 11 cavalos

Por Rafael Freitas

27 de maio de 2021

Por Rafael Freitas

27 de maio de 2021


Foto: Semma

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida com apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar fecharam na noite desta quarta-feira, 26, um abatedouro clandestino de cavalos em uma chácara no setor Cidade Vera Cruz. Duas pessoas foram presas em flagrantes e encaminhadas para a Central de Flagrante de Aparecida de Goiânia (4º DP).

A equipe de fiscalização chegou até o local, por meio de denúncia anônima, e constatou crime de maus-tratos, de saúde pública, bem como irregularidades ambientais. A chácara onde funcionava o abate clandestino foi interditada pela Semma. O responsável pela área será identificado e multado.

No local foram encontradas carnes, ossadas e carcaças de dois animais. Outros 11 cavalos em situação de maus-tratos foram resgatados pelos fiscais e levados para uma chácara da cidade.

“Pelas características verificadas as carnes eram vendidas em comércios da cidade, sem qualquer inspeção sanitária. Além de violar os procedimentos adequados quanto ao bem-estar animal, essa situação pode afetar seriamente a saúde da população”, pontuou o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Everson.

Maus-tratos

Em Aparecida de Goiânia, a Lei Municipal 3.456, de 15 de novembro de 2019, estabelece sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais, abandono, lesão por espancamento, lapidação, por instrumentos cortantes, contundentes, por substância química, escaldantes, tóxicas, por fogo ou outros, sujeitando-os a qualquer experiência que infrinja a Lei Federal nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, prática ou atividade capaz de causar-lhes sofrimento, dano físico ou mental ou morte.

A pena de multa estabelecida será arbitrada pelo órgão de fiscalização com base nos critérios definidos pela legislação, no valor mínimo de R$ 200,00 e o valor máximo de R$ 200 mil, observando a gravidade dos fatos, tendo em vista os motivos da infração e suas consequências para a saúde pública e para a proteção animal. A aplicação de penalidades previstas no Código Penal fica sob responsabilidade da autoridade policial.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)