Fiscalização de Aparecida impede descarte irregular de lixo

Por Rafael Freitas

17 de fevereiro de 2022

Por Rafael Freitas

17 de fevereiro de 2022

Foto: Semma

Crianças de uma escola flagram a atividade irregular e acionaram a fiscalização

A Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida, por meio da Superintendência de Defesa Civil, foi acionada por crianças da Vila Delfiore, na tarde desta quarta-feira, 16, para fiscalizar o lançamento de lixo, próximo à Área de Preservação Ambiental Serra das Areias. A operação contou com apoio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

Ao receber denúncia de alunos da Escola Municipal Serra das Areias, equipes foram até o local e flagraram um caminhão, com placa de Anápolis, fazendo o descarte irregular de lixo em local inapropriado.

O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Everson, afirmou que o responsável pelo dano ambiental foi notificado para providenciar a limpeza da área. “Chegamos no local no momento em era realizado o descarte de resíduos sólidos. O responsável estava em condições de reparar os danos causados naquele momento e por isso determinamos a limpeza imediata do local, sob pena de multa e apreensão do veículo”.

O secretário pontua que a população precisa ter consciência ambiental e ajudar na limpeza urbana da cidade. “O descarte irregular de lixo e entulho prejudica o meio ambiente, a saúde das pessoas e a vida urbana. As pessoas precisam ter consciência sobre os prejuízos causados pelo descarte incorreto do lixo, bem como preservar o meio ambiente e ajudar na fiscalização”.

Segundo a Semma, o lixo que veio de Anápolis foi recolhido pelo próprio caminhão e transportado para o município onde os resíduos foram gerados. “O lixo voltou para a cidade onde foi originado e lá o responsável deve providenciar o descarte correto do material”, completou Cláudio.

Denúncias e fiscalização

Para denunciar a ocorrência crimes ambientais no município, a população pode acionar a Central de Atendimento da Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida, que funciona 24h, pelo telefone 3238-7220 ou enviar mensagem de texto para o WhatsApp 98459-1661; ou ligar para a Defesa Civil pelos telefones 3545 6036 ou 3545 6041.