Fiscalização e canal para denúncia visam impedir o descarte irregular de lixo e entulho em Aparecida

Por Rafael Freitas

14 de novembro de 2018

Por Rafael Freitas

14 de novembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Só no primeiro semestre deste ano, 102 denúncias foram registradas na Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana. Ao todo, 32 fiscais atuam em diferentes regiões de Aparecida

Uma cidade limpa, arborizada e com espaços públicos preservados. Esse é o desejo de toda a população. Para isso, servidores das secretarias de Planejamento e Regulação Urbana, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano intensificam ações para que a cidade tenha melhores condições de urbanização e sustentabilidade e manter calçadas, ilhas, terrenos públicos e lotes baldios limpos é uma obrigação que é compartilhada pelo poder público e comunidade.

Um dos principais problemas encontrados, principalmente nessas áreas, é o descarte irregular de lixo e entulho. Esse processo decorre da falta de consciência da comunidade e gera consequências para a qualidade de vida das pessoas, afetando a saúde pública e o quadro urbanístico da cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano tem se empenhado em resolver problemas pontuais, como a retirada de entulhos e lixo, mas entende também a necessidade de se construir como o apoio da população uma cidade inteligente para o futuro, com foco no desenvolvimento humano.

O secretário de Planejamento e Regulação Urbana, Jório Rios, afirma que é importante que proprietários de terrenos baldios mantenham suas áreas limpas e cercadas. “O poder público cumpre o seu papel que é de fiscalizar, notificar e realizar intervenções importantes, mas é necessário que a população nos ajude a observar alguma atitude suspeita e também a manter a cidade limpa”.  Segundo ele, o trabalho de fiscalização do órgão municipal conta com uma linha telefônica disponível para o recebimento de denúncias, onde o cidadão pode informar irregularidades. Anote aí: 3545-5956.

Fiscalização e notificação

Ao todo, 32 fiscais atuam em diferentes regiões de Aparecida com o objetivo de impedir o descarte irregular de dejetos. De janeiro a julho deste ano, 102 denúncias foram registradas pelo número de telefone do órgão municipal. Ao receber a denúncia, os agentes vão até o local informado pelo denunciante, avalia e caso seja necessário, notifica o proprietário para que faça a limpeza da área no prazo máximo de 30 dias. A multa para quem não regularizar a situação é R$ 540.

Meio Ambiente

Em Área de Preservação Ambiental (APP), por exemplo, é realizado a recuperação de nascentes, limpeza e reflorestamento ambiental, com o plantio de mudas em áreas afetadas.  Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Adriano Montovani, a ação humana é a principal causa da degradação ambiental.

“O descarte irregular de dejetos prejudica a biodiversidade e ainda afeta a saúde da população, bem como o desenvolvimento da cidade. Para que isso não aconteça, em Aparecida de Goiânia, trabalhamos em conjunto com outras secretarias da Prefeitura no sentido de impedir qualquer situação que prejudique a natureza e o bem-estar da população”, pontuou o secretário.

Adriano ressalta que a participação da comunidade é muito importante, inclusive em ações de preservação dos espaços público e do meio ambiente e denunciando qualquer atitude irregular pelos telefones 3545-5866, 3545-6024 e o Whatsapp 99495-3399.