Fiscalização encerra 9 festas clandestinas nesta madrugada em Aparecida

Por Daniela Ribeiro

4 de julho de 2021

Foto: Divulgação fiscalização

Durante a noite 270 pessoas foram multadas por não uso da máscara e três estabelecimentos foram multados por descumprimento das regras sanitárias

A força-tarefa de fiscalização da Prefeitura de Aparecida de Goiânia deu continuidade a fiscalização na noite deste sábado, 03, na cidade para coibir o descumprimento das regras e portarias de combate a transmissão da covid-19. Durante toda a noite os fiscais percorreram os bairros atendendo denúncias de moradores por perturbação do sossego e por aglomeração de pessoas.

Ao todo foram encerradas 9 festas clandestinas que eram realizadas em seis bairros diferentes. Os fiscais visitaram ainda 67 estabelecimentos entre bares, restaurantes e distribuidoras onde 3 foram interditados e multados por descumprimento das regras impostas pelas portarias Municipais e também por funcionamento sem documentação necessária. No total, 270 pessoas foram multadas por não uso de máscara e 8 veículos com som automotivo foram apreendidos. Uma caixa de som mecânico também foi apreendida.

Das festas clandestinas, 2 eram realizadas no setor dos Estados. Em uma, 95 pessoas foram multadas por não uso de máscara. O espaço de festas também foi multado pela realização do evento e não cumprimento das regras estabelecidas em portaria em R$ 18 mil. Um bar, no setor Cruzeiro do Sul, foi interditado e multado por uso irregular do passei público com mesas e mais de 200 pessoas sem espaçamento entre as mesas. A multa do bar foi de R$ 14,6 mil. No local 195 pessoas também foram multadas por não uso de máscara. Uma outra festa no Setor dos Estados gerou multa de R$ 5 mil para o espaço de eventos e 48 pessoas foram multadas por não uso de máscara. O valor da multa é de R$ 111 por pessoa.

As outras festas eram realizadas nos bairros Jardim Alto Paraíso, Village Garavelo, Goiânia Park Sul, Jardim Himalaia e Aeroporto Sul. Os carros com som automotivo foram apreendidos nos setores Expansul, Goiânia Park Sul, Jardim Himalaia, Aeroporto Sul. A maioria deles nas festas clandestinas.

Balanço final de semana

Entre os dias 1º e 3 de julho a força-tarefa de fiscalização da Prefeitura de Aparecida visitou 258 estabelecimentos entre bares, restaurantes e distribuidoras interditando 14 deles por irregularidades no funcionamento. Ao todo foram apreendidos 18 veículos com som automotivo, um recorde registrado pelos fiscais e encerradas 12 festas clandestinas. Nós três dias, 366 pessoas foram multadas por não uso de máscara.

A força-tarefa é composta por agentes da SEMMA, Regulação Urbana, Fazenda, Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal (GCM).

Fiscalização – Caso o morador flagre alguma irregularidade ou descumprimento das regras sanitárias, pode acionar as equipes de fiscalização pelos canais de denúncia: 3545-5992 ou 153; além dos números 3238-7216 ou 98459-1661 para perturbação do sossego público.

Cenário – Aparecida está no cenário verde, de risco baixo, do isolamento social intermitente por escalonamento regional das atividades econômicas. Os comércios não essenciais fecham uma vez por semana, conforme a macrozona em que se encontram e a cada dia, de segunda a sexta, fecham duas das dez macrozonas da cidade.