Fiscalização no comércio ganha reforço e terá 800 servidores da Prefeitura de Aparecida

Por Allan David

3 de junho de 2020

Por Allan David

3 de junho de 2020


Foto: Enio Medeiros

Equipes atuam sobretudo na orientação de empresários, funcionários e feirantes, buscando resguardar a vida dos aparecidenses

Para garantir o cumprimento das normas de segurança contra o contágio do novo coronavírus no comércio, a Prefeitura de Aparecida vai aumentar de 500 para 800 o número de servidores que atuam na fiscalização orientativa e ostensiva em todas as regiões comerciais do município.

Os 300 novos profissionais designados para essa atividade começarão a trabalhar na próxima semana com as equipes que atuam nas fiscalizações desde o dia 29 de abril. O objetivo dessas ações é de resguardar os consumidores, lojistas e feirantes, e fazer cumprir a Portaria 028/2020.

Editada pela Secretaria Municipal de Saúde, a Portaria 028 autorizou, de forma responsável e seguindo regras, a reabertura de 82% das atividades comerciais em Aparecida a partir de 28 de abril. No dia seguinte, foram iniciadas as orientações in loco nos comércios, e as fiscalizações.

O trabalho é feito pelo Grupo Operacional de Enfrentamento ao novo Coronavírus, que realiza ações de orientação e fiscalização diárias, inclusive à noite e aos finais de semana.

A superintendente de Receitas Tributárias da Secretaria da Fazenda de Aparecida, Ana Paula Vilela, explica que a principal missão do Grupo é conscientizar os empresários e funcionários para a necessidade de adotar as medidas sanitárias definidas no ‘Alvará Provisório’. Esse documento do Município estabelece os protocolos para reabertura responsável das empresas.

1 mês de fiscalizações

Entre 29 de abril e 31 de maio, no primeiro mês de operações, o grupo fiscalizou 2.190 estabelecimentos de norte a sul de Aparecida. As equipes da Prefeitura de Aparecida orientaram e intimaram 1.010 empresas, e interditaram 161 estabelecimentos.

O balanço da Secretaria da Fazenda aponta, também, que em 1.019 estabelecimentos o Grupo Operacional de Enfrentamento ao novo Coronavírus encontrou a situação regular, conforme as regras da Portaria 028. São normas de uso, por exemplo, da máscara facial e do álcool em gel.

Neste primeiro mês de operações, o Grupo visitou também 70% das 55 feiras livres de Aparecida. Somadas, elas têm 5.344 bancas ativas. As feiras foram inspecionadas várias vezes nas últimas semanas. Duas das principais orientações feitas aos feirantes são a de manter o distanciamento de 1,5 metro entre as barracas e do não consumo de alimentos no local. 

“Cada estabelecimento possui regras específicas e gerais a serem seguidas; por isso a importância da assinatura do termo da Retomada Responsável. Lá constam as obrigatoriedades a serem cumpridas para liberação da abertura do comércio”, lembra a superintendente de Receitas Tributárias da Secretaria da Fazenda de Aparecida, Ana Paula Vilela.

Os cerca de 500 servidores das equipes de orientação e fiscalização percorreram milhares de estabelecimentos em regiões com intensa atividade comercial, como as do Jardim Tiradentes, Cidade Vera Cruz, Chácaras São Pedro, Bairro Hilda, Jardim Luz e Setor dos Afonsos.

Esse trabalho diário de fiscalização conta com profissionais de todos os órgãos de fiscalização do município, como Procon, Posturas, Edificações, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Receita Tributária), além de agentes de trânsito e da Guarda Civil Municipal. Eles constituem juntos o Grupo Operacional de Enfrentamento ao novo Coronavírus.

Regras gerais

Ao flexibilizar a reabertura do comércio, a Prefeitura de Aparecida exigiu que empresas e microempreendedores cumprissem algumas determinações gerais, como evitar aglomerações nos estabelecimentos, uso obrigatório de máscaras para clientes e funcionários, e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos.


Outra regra geral é a assinatura virtual do Termo de Compromisso Sanitário Provisório disponibilizado gratuitamente na plataforma Retomada Responsável. Clique aqui para acessar.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)