Flores embelezam canteiros e praças de Aparecida

Por Solange Araújo

23 de julho de 2021

Por Solange Araújo

23 de julho de 2021


Foto: Claudivino Antunes

São mais de 14 mil metros quadrados de paisagismo com flores plantadas pelas equipes de jardinagem da SDU, e que exibem beleza durante pico de floração

O tempo seco e a baixa umidade relativa do ar podem prejudicar muitos seres vivos, mas também é crucial na floração de algumas espécies, como os tradicionais ipês, que de julho a outubro encantam a todos com a sua beleza, cor e majestade no Cerrado goiano.

O mesmo ocorre com as milhares de flores que foram cultivadas em canteiros, praças, rotatórias e ilhas de ruas e avenidas de Aparecida, que estão em seu pleno esplendor neste período de estiagem. Assim, em sua alta temporada de floração, as mudas de Petúnias, Sálvias, Tagetes e Vincas colorem as ruas da cidade, dando mais vida e leveza no trajeto daqueles que moram ou passam por Aparecida.

A intervenção paisagística faz parte do Projeto Embelezamento da Cidade, realizado pela Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU). O trabalho das equipes de jardinagem já beneficiou mais de 14,2 mil metros quadrados de canteiros e ilhas. “Aparecida é hoje uma das cidades mais floridas do país. Tudo isso é fruto do trabalho das equipes de jardinagem da SDU, que trabalham incansavelmente cuidando da enorme quantidade de canteiros distribuídos pela cidade”, comenta o secretário da SDU, Max Menezes.

Caminhando pela praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela na manhã desta quinta-feira, o prefeito Gustavo Mendanha abordou a beleza da floração em um vídeo em suas redes sociais. “O investimento no embelezamento da cidade é muito importante para uma cidade que está em constante desenvolvimento como Aparecida. O colorido das flores leva mais beleza, alegria e também um pouco de calma e conforto à correria do dia a dia, e principalmente mais qualidade de vida para a nossa população”, destacou o prefeito.

Aparecida conta hoje com cerca de 20 pontos floridos. Entre eles estão as rotatórias situadas em frente ao Terminal Araguaia (Avenida de Furnas com Avenida B, Setor Araguaia); Avenida Anápolis com Avenida Otoniel da Cunha; Polo Empresarial (Avenida Eixo Primário com Rua Um); em frente ao Posto Gema, no Setor Serra Dourada; rotatória na Avenida da Paz no Setor Solar Central Park.

Também estão entre os pontos floridos a rotatória em frente ao Anfiteatro no Village Garavelo; canteiro no Independência Mansões; rotatória em frente a Luztol no Polo empresarial; e ao longo das Avenidas Independência, Avenida Anápolis na Vila Brasília, Avenida Uru no Setor dos Afonsos, Avenida Tropical no Jardim Tropical, Avenida São Paulo entre o Parque Primavera e o Jardim Transbrasiliano e Avenida de Furnas no setor Araguaia.

Flores colorem o caminho dos pedestres e motoristas na avenida São Paulo na Vila Brasília (Foto: Claudivino Antunes)

Locais que enchem os olhos de beleza

Ao longo da Avenida Independência, as flores que embelezam e colorem os canteiros podem ser apreciadas por todo o caminho durante a realização de atividades físicas dos frequentadores do Parque da Família. Mas, não é só quem frequenta o parque que tem o prazer de desfrutar da beleza das flores. Comerciantes e funcionários de lojas da Avenida Independência, contam com uma vista privilegiada de um dos canteiros. É o que conta Geosenir Dias. “Moro aqui há mais de 40 anos, e as flores nos canteiros enchem nossos olhos de beleza. É tudo muito lindo, o verde e o colorido das flores”, comenta a comerciante de 64 anos.

Marcio Antônio dos Santos, morador do Jardim Helvécia também é um dos privilegiados com o paisagismo em seu bairro. O microempreendedor, de 40 anos, mora na Avenida Epiacaúba com a Avenida Rio Verde, e elogia o trabalho das equipes de jardinagem da SDU. “É um belo trabalho, que vem sendo muito bem cuidado e além da beleza deu uma vida nova a avenida”, pontua.

A conhecida rotatória próxima ao Terminal Araguaia, no Setor Araguaia, também recebeu o plantio das flores. Agora além do tradicional monumento do “Eu ❤ Aparecida”, quem passa pelo local pode observar o primor da floração das mudas. Rosimara Pereira dos Santos, mora em frente ao local há quase 20 anos, e diz estar encantada com a beleza das flores. “A rotatória ficou linda com essas flores, e também acabou destacando o ‘Eu amo Aparecida’. Acho que deveria plantar em todos os lugares (de Aparecida)”, disse.

Com bancos, pergolados, pista de passeio e amplos jardins, a Avenida São Paulo também é uma ótima opção para quem deseja apreciar a formosura das espécies que foram plantadas no local e dos ipês que complementam a paisagem. Isadora Andrade, contou que aproveitou um compromisso na Avenida São Paulo, para apreciar o ambiente no fim de tarde, que segundo ela “é muito confortável e agradável”.

O colorido das flores está por todos os cantos. Um dos canteiros floridos fica próximo ao Parque da Família na Avenida Independência. (Foto: Claudivino Antunes)

Preservação do paisagismo

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes ressalta a importância da preservação dos espaços e seus respectivos paisagismos, e lembra que a população pode contribuir com a integridade dessas áreas existentes por toda a cidade. “A destruição de bens públicos é um dos atos infracionais tipificados como crime contra o patrimônio público e pode sujeitar o infrator a pena como multa ou detenção”, alertou Max Menezes que pede apoio dos moradores para fiscalizar e denunciar.

Em caso de dano ao paisagismo, a população pode alertar a Prefeitura. Se o munícipe se deparar com um ato de vandalismo em andamento, o ideal é que seja acionada a Guarda Municipal, pelo telefone 153. Se o dano já estiver consumado, o munícipe pode dar ciência à própria SDU, pelo telefone (62) 3545-5809, informando o local avariado para que a Pasta possa providenciar a devida manutenção.

O amarelo e laranja colorem o canteiro central da Avenida Anápolis na Vila Brasília (Foto: Claudivino Antunes)

Reforma de praças e novos projetos

Além do paisagismo, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano dá continuidade ao trabalho de reforma e construção de novas praças pela cidade. Segundo Max Menezes mais de 100 praças foram feitas pela Prefeitura por meio da SDU até 2020 e o objetivo da gestão é dar continuidade a esse projeto, levando espaços de lazer a todos os bairros. “Estamos construindo novos espaços, mas, também estamos cuidando das praças que já existiam aqui na cidade. Muitas já foram reformadas, como a Praça da Mãos Postas que entregamos recentemente”, complementa ele.

Ao todo estão em andamento neste momento a construção de nove praças para lazer e prática esportiva. São elas: Praça do setor Aparecida Park prevista para ser inaugurada nos próximos dias; Santo André com 89,20% de obras concluídas; Estrela do Sul com 83,5%; Jardim Tiradentes com 60%; Alto Paraíso com 43,20% e Colina Azul com 20,5% de obras executadas. Outras duas, Marista Sul e Jardim dos Buritis, estão prontas e aguarda a liberação da Caixa Econômica Federal para inauguração.

As praças contam com a mesma estrutura que são aparelhos de academia, paisagismo, playground infantil, piso para caminhada e demais atividades físicas. E dependendo do espaço instalamos ainda pergolados, bancos de convivência e jardins com grama e fores, além de outros benefícios. “Queremos com este trabalho utilizar os espaços públicos e também promover maior qualidade de vida aos nossos moradores”, destaca Max.

O secretário ainda acrescenta: “E em parceria com a Secretaria de Esportes, estamos entregando campos de futebol sintético, o Estádio do Jardim Tiradentes, além de uma nova praça que está sendo construída na região do Setor Garavelo e de outras obras que estão sendo feitas na cidade”, finaliza.

A praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela também está com a floração em seu estágio máximo de cores (Foto: Enio Medeiros)

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)