Folia de Reis reúne cerca de mil pessoas em Aparecida

Por Thayza Marins

23 de abril de 2018

Por Thayza Marins

23 de abril de 2018


Foto: Rodrigo Estrela

O evento aconteceu neste domingo, 22, e contou com a participação cerca de 30 companhias de diversas cidades

Com objetivo de preservar as raízes e a cultura popular, cerca de mil foliões marcaram presença neste último domingo, 22, no tradicional Encontro de Folia de Reis, realizado na Praça Matriz no Centro de Aparecida. O evento foi promovido pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC).

De acordo com secretário executivo de Cultura, Avelino Marinho, “esse evento é importante para promover cultura à população e é uma maneira de celebrar o nascimento de Jesus e a visita dos três Reis Magos”, ressaltou.

Além das apresentações culturais de artistas locais e do interior do estado,  os devotos prestigiaram a missa campal realizada na matriz. Cerca de 30 companhias de diversas cidades como Aparecida de Goiânia, Goiânia, Nova Veneza, Itauçu, Niquelândia, Pontalina, Itaquari, Bela vista, Trindade e Inhumas participaram do encontro.

Origem
A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa. No Brasil, a festa expressa a devoção dos homens através de seus personagens, cânticos, roupas e costumes, dando graças ao Senhor Deus, e rogando proteção para as intempéries da vida. A festa é realizada com o intuito de relembrar a atitude dos Três Reis Magos que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias – O Menino Jesus Cristo – para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.  Apesar de ser uma expressão da religiosidade, a folia é considerada como de atuação espontânea, desvinculada das regras oficiais da Igreja Católica. Uma das principais características é a diversidade, cada cidade tem costumes e tradições diferentes, de acordo com as peculiaridades da região.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)