Força-tarefa combate proliferação do Aedes aegypti no Colina Azul em Aparecida

Por SMS - Secom

27 de dezembro de 2021

Por SMS - Secom

27 de dezembro de 2021


Foto: Claudivino Antunes

Com objetivo de reduzir a transmissão de dengue, chikungunya e zika vírus no Setor Colina Azul, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia, iniciou nesta segunda-feira,27, força-tarefa para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. No bairro, que é o segundo na cidade com maior notificação de dengue, já foram registrados 405 casos.

As visitas domiciliares serão realizadas no Setor Colina Azul até a próxima quinta-feira,30. Ao todo, 60 profissionais da SMS irão atuar no bairro, orientando sobre ações preventivas que impendem a proliferação do Aedes aegypti. Nos locais com registro de focos, as equipes realizam o uso de pulverizastes em UBV – Ultra Baixo Volume com objetivo de encerar a cadeia reprodutiva do mosquito.

“O Colina Azul é o segundo bairro que mais notifica casos de dengue em Aparecida de Goiânia; estamos intensificando as ações para cortarmos a cadeira de transmissão. Nosso trabalho consiste nas visitas domiciliares e também no diálogo com a população”, destaca o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da SMS, Iron Pereira.

Ainda de acordo com Iron Pereira, combater a proliferação do Aedes aegypti é algo simples e que deve ser feito rotineiramente, sobretudo, nos meses chuvosos. “Hoje, é simples: o morador deve realizar a limpeza de calhas, trocar com frequência água de animais, limpar vasos de plantas, monitorar água estocada em tambores e eliminar todo ponto em sua residência ou quintal que tenha água parada porque essa água pode servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti. É importante que a população se conscientize para que não tenhamos uma transmissão de dengue e chikungunya”, lembra o coordenador da SMS.

Equipes da SMS vão vistoriar mais de 5,3 mil imóveis no Setor Colina Azul até a próxima quinta-feira,30 (Foto: Claudivino Antunes)

Dona Ana Maria Magalhães Bispo, que mora na Rua Teteu, parou o trabalho doméstico durante alguns minutos para atender uma das equipes da SMS que vistoriou sua residência nesta quinta-feira. “A visita dos agentes de saúde é muito importante, pois as pessoas ficam mais alertas e mais atentas com o quanto é perigoso a gente ser afetado por esse mosquito. Quanto eu cuidado do meu quintal e o vizinho cuida, ótimo. E quando o outro não cuida? Essas visitas alertam os moradores”, disse.

Mesmo tomando todos os cuidados preventivos, a família de Dona Ana Maria sofreu recentemente. O neto, de 19 anos, que segundo ela fica pouco tempo em casa devido ao trabalho não escapou da picada do Aedes.  “Meu neto ficou dez dias acamados com dengue: ficou muito mal. Ele ficou tão mal que precisou ser internado, ele estava muito fraquinho. Tem só uma semana que ele se recuperou”, recorda.

Além de realizar as visitas domiciliares e orientar os moradores sobre medidas preventivas de combate à dengue e demais doenças transmitidas pelo Aedes, A SMS também realiza a coleta de pneus e outros recipientes que acumulam água. A expectativa é que 5. 300 imóveis sejam vistoriados até a próxima quinta-feira,30.

Na casa da aposentada Maria Pereira dos Santos, os agentes da SMS encontram criadouros já com a presença de larvas. A moradora foi orientada e disse ficará mais vigilante. “Agora, vou ter mais cuidado com as coisas de água aí”.

Aparecida

De acordo com dados da SMS, Aparecida acumula 7.954 casos de dengue em 2021. O Colina Azul é o segundo bairro com mais casos notificados, totalizando 405. O primeiro é o Jardim Tiradentes com 426. Três óbitos estão em investigação na cidade para diagnóstico de dengue.

Leia também:

Com rastreamento e sequenciamento, Aparecida confirma transmissão comunitária da variante ômicron

Aparecida segue com testagem em massa da população para identificação da Covid-19

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)