Força-tarefa contra a dengue em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 26 de janeiro de 2015 – Os estados brasileiros passam por uma situação de emergência por conta das diferentes doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – dengue, chikungunya e zika. Em Goiás, o cenário também é preocupante, e segundo a Secretaria Estadual de Saúde, se tornou questão de saúde pública pela associação da zika aos casos de microcefalia e de Síndrome de Guillain Barré (que afeta o sistema nervoso central).

No dia 5 de dezembro de 2015 o prefeito Maguito Vilela também decretou estado de emergência em Aparecida, por conta do aumento do número de casos de dengue na cidade e do início do período chuvoso. A situação criou a necessidade de uma mobilização coletiva, do poder público em parceria com a população, no combate aos criadouros do mosquito transmissor. Pensando nisso, as secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e de Saúde, intensificaram a força-tarefa contra a proliferação do mosquito.

Na primeira semana de janeiro de 2016, o setor Independência Mansões recebeu mutirão integrado de limpeza urbana. Em 2015, a Secretaria Municipal de Saúde realizou cinco mutirões, que recolheu 250 mil pneus espalhados pela cidade. Durante todo ano, agentes de saúde realizam visitas domiciliares, orientando e conscientizando os moradores.

Segundo dados da Diretoria de Vigilância e Saúde Ambiental, em 2014 foram registrados 10.763 casos de dengue no município. Em 2015, este dado saltou para 16.259 casos. Ainda não há registros confirmados de pacientes com zika e chykungunya. Mas a preocupação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito.

“Trabalhamos com equipes capacitadas e comprometidas com o desafio de conter o avanço da dengue. Além das atividades educativas, contamos com apoio da imprensa para nos ajudar a conscientizar a população, que precisa participar diariamente desse combate, cuidando do seu quintal” salientou o coordenador de Vigilância e Saúde Ambiental, Iron Pereira.

Trabalho integrado

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano também reforçou as ações de combate ao mosquito, entretanto, o secretário Rodrigo Caldas também ressaltou que sem a colaboração da população, a luta contra o mosquito pode ficar comprometida. “Desde dezembro de 2015 nossas equipes já estiveram em 30 bairros, fazendo o serviço de limpeza urbana em lotes baldios com pá mecânica, retroescavadeira e caminhões caçamba. Esse serviço não diminui, porque a população continua descartando lixo de forma irregular”, destaca o secretário.

Segundo Rodrigo Caldas, as equipes de coleta recolhem 400 toneladas de lixo e 5 mil toneladas de entulho por dia em Aparecida. “A população precisa ajudar a diminuir a quantidade de resíduos sólidos, tentar acondicionar e destinar de forma correta. Muitas pessoas descartam entulhos e lixo nas ruas ou em lotes baldios, dificultando nosso trabalho e facilitando a proliferação de criadouros do mosquito”, alerta Rodrigo.

De acordo com dados da Secretaria de Fazenda, o município conta atualmente com aproximadamente 150 mil lotes com edificações e 82 mil lotes não edificados. “Aparecida é uma cidade grande, espaçada e com muitos vazios urbanos. Por isso a não conscientização da população facilita o acúmulo de lixo e entulhos. Estamos fazendo a nossa parte, são 1060 funcionários trabalhando dia e noite, em todos os bairros do município, pela conservação e limpeza da cidade”, completa Rodrigo.

Além de zelar pela limpeza de lotes, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano realiza regularmente a coleta de lixo e a coleta seletiva, cuida da iluminação pública, fazendo a manutenção de lâmpadas quebradas ou queimadas, pintura de meio fio, roçagem, manutenção de praças, academias abertas, parques, jardins, poda de gramas, árvores, e é responsável pelo viveiro municipal.

Disque Busca: população pode solicitar recolhimento de objetos usados

Para auxiliar os moradores, mesmo não sendo uma atribuição do poder público o recolhimento de objetos usados, como sofás, guarda-roupa ou geladeira, a Prefeitura de Aparecida criou o serviço Disque Busca pelo telefone 3545-9969. A ferramenta foi lançada em 2013, junto com a campanha “Aparecida é sua casa, quem mora cuida”.

Por meio Disque busca, o cidadão poderá agendar dia e horário para que uma equipe da Prefeitura recolha o objeto que a pessoa não quer mais em sua casa, evitando que sejam depositados em lotes, margens de córregos, canteiros e até nas ruas, o que ocasiona multas aos responsáveis.

“O serviço é uma opção gratuita que o morador possui e muitos ainda não sabem”, frisa o secretário de Desenvolvimento Urbano, lembrando que o objetivo é diminuir a quantidade de lixos, entulhos e objetos descartáveis pela cidade, que além de sujar e prejudicar sua aparência, podem contribuir para proliferação de doenças, principalmente a dengue.