Força-tarefa remove material acumulado em duas casas no Setor Independência Mansões

Por Solange Araújo

7 de janeiro de 2022

Por Solange Araújo

7 de janeiro de 2022


Foto: Enio Medeiros

O proprietário das residências já havia sido notificado pela Vigilância Sanitária para remoção do material onde havia focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS), por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, em parceira com a Vigilância Sanitária realizou nesta sexta feira, 07, uma força tarefa que atuou na retirada de materiais que acumulam focos de Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chicungunya e zika vírus em duas residências localizadas no Setor Independência Mansões. A grande quantidade de material estava acumulada na área externa de duas residências que pertenciam ao mesmo proprietário.

De acordo com o coordenador de Vigilância Sanitária, Rogério Fernandes, o proprietário já havia sido notificado para que realizasse a retirada do material acumulado na área externa da residência dentro de um prazo de até cinco dias. “As equipes estiveram na residência há cinco dias, através de denúncias feitas por vizinhos e notificaram o proprietário que por sua vez não acatou a notificação para a retirada do material acumulado na área externa da residência. Por isso, estamos aqui retirando todo o material e autuação do proprietário”, explicou ele.

O coordenador explica que as equipes de Vigilância em Saúde Ambiental têm realizado força-tarefa nos bairros com mais número de casos notificados e que os agentes de endemia de cada área também estão realizando diariamente visitas domiciliares. Nestas duas últimas semanas do ano as equipes da SMS estiveram no Jardim Tiradentes, Colina Azul e Independência Mansões.

Iron Pereira explica que a força-tarefa de combate ao Aedes percorreu todos os imóveis do setor Independência Mansões, que hoje é o 4º bairro com maior número de casos de dengue em Aparecida, com 235 casos notificados. “Por isso é importante que cada morador tire um tempo do seu dia para limpar o quintal ou retirar objetos que possam acumular água parada de suas casas, além de realizar o descarte irregular de lixo e entulho”, comenta Pereira. Ele ressalta que os moradores podem denunciar focos de mosquito e acumulo de lixo, através do 3545-4819.

Ação

Iniciada na segunda-feira, 3 de janeiro, a força-tarefa de combate ao Aedes inspecionou 6.582 imóveis no setor Independência Mansões. Além da inspeção domiciliar, coletar pneus e orientar os moradores sobre os cuidados básicos de prevenção à proliferação do mosquito, os agentes da SMS também pulverizam os imóveis com inseticida para interromper a cadeia de produção do Aedes Aegypti. Nos locais com criadouros e focos do mosquito, os moradores serão notificados e deverão, em tempo determinado pela SMS, resolver o problema. Caso contrário, serão autuados.

O coordenador Iron Pereira enfatiza que combater a proliferação do Aedes aegypti é algo simples e que precisa estar inserido na rotina de todas as pessoas, principalmente agora no período chuvoso.

A dengue em Aparecida

De acordo com dados da SMS, Aparecida contabilizou 8.150 casos de dengue em 2021. Os quatros bairros com mais notificações são Jardim Tiradentes (430), Colina Azul (405), Buriti Sereno (373) e Independência Mansões (235). Três óbitos estão em investigação na cidade para diagnóstico da doença.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)