Fórum debate métodos e calendário de vacinação no atendimento às gestantes no município

Por Frederico Noleto

26 de agosto de 2019

Por Frederico Noleto

26 de agosto de 2019


Foto: Frederico Noleto

Com o propósito de reforçar o atendimento pré-natal do município e de valorizar o trabalho dos profissionais da rede, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) promoveu esta semana um evento para aprimorar o serviço de vacinação na Atenção Básica. O Fórum Vacinas na Gestante aconteceu durante os dias 22 e 23, no auditório do Arroz Cristal (Jardim Cristal), e é resultado de uma parceria entre a pasta e o laboratório GSK (GlaxoSmithKline), um dos maiores fabricantes de vacina do mundo. Durante os dois dias estiveram reunidos profissionais de medicina, enfermagem e técnicos de todas as unidades de saúde da rede pública municipal para debater soluções e métodos de prevenção às doenças comuns nos períodos de gestação e de puerpério (pós-parto).

Para o palestrante, o biomédico Bruno Carnevale Sini, na história da humanidade nem mesmo a água potável teve tanto impacto na redução da mortalidade quanto as vacinas. O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, lembra que a atenção às gestantes é uma das prioridades do município e que, para os profissionais, a imunização é mais uma área da Saúde que exige constante atualização. “É dever dos profissionais de saúde buscar conhecimento constante para atender cada vez melhor às pessoas. A área da Imunização sempre tem novidades e avanços tecnológicos portanto trata-se de uma boa oportunidade de aprimorar os conhecimentos nessa campo” – completa.

“Estamos oferecendo essa atualização com todos os que lidam direto com o atendimento. A ideia é repassar o esquema vacinal destinado às gestantes e reforçar para que os servidores enfatizem a importância delas se vacinarem. Alguns profissionais ainda não têm conhecimento do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), das vacinas que são destinadas às gestantes e da importância das mesmas. Estamos atualizando essas informações para que eles possam sensibilizar essas pacientes para que procurem os postos de vacinação. Dessa forma, elas e as crianças estarão protegidas de doenças como hepatite B, coqueluche, difteria, tétano e influenza.” – pontua a coordenadora da Imunização do município, Renata Cordeiro.

Palestrante Bruno Carnevale Sini durante o Fórum Vacinas na Gestante

“Estamos falando de algo que realmente tem impacto sobre a vida da população mundial. E quando você fala das vacinas para as gestantes, oferecidas pelo PMI, dá até orgulho de ser brasileiro. Temos todas as vacinas que as sociedades recomendam oferecidas de graça pelo SUS: contra a hepatite B, o vírus da influenza, contra o tétano, difteria e coqueluche. É importante vacinarmos as grávidas porque muitas das doenças que são preveníveis podem causar substancial morbidade e mortalidade nelas e nos bebês. E muitas vezes, infelizmente, não há muita solução. É preciso fazer com que essa criança nasça imunizada” – alerta.

Bruno Carnevale Sini é graduado em Biomedicina pela Universidade Metodista de São Paulo. Ele realizou sua iniciação científica no Laboratório de Genética e Hematologia Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É mestre em Ciências pela disciplina de Alergia e Imunopatologia da Faculdade de Medicina de São Paulo e doutor em Ciências pela disciplina de Alergia e Imunopatologia da mesma também pela Faculdade de Medicina de São Paulo. Atualmente realiza consultorias nas áreas de Imunologia, Hematologia e Oncologia.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)