Fórum discute Agenda Aparecida 2050 neste sábado, 23

Por Rafael Freitas

21 de novembro de 2019

Por Rafael Freitas

21 de novembro de 2019


Foto: Jhonney Macena

Fóruns e pesquisas vão discutir e planejar o futuro da cidade, além de propor melhorias urbanas para atender necessidades das macrorregiões

A Prefeitura de Aparecida realiza neste sábado, 23, a partir das 8h, o primeiro fórum do projeto Agenda Aparecida 2050, que visa formular pesquisas, engajamento social, debates e atividades de envolvimento da população sobre o futuro da cidade.  O evento terá como tema a “Segurança Pública e a qualidade de vida”, a ser realizado na Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Monteiro Lobato, no Jardim Tiradentes. A macrorregião Cidade Livre/Jardim Tiradentes será a primeira a ser contemplada com o primeiro dos seis fóruns que serão realizados.

O projeto terá como missão identificar as necessidades das diferentes regiões urbanas e apresentar soluções inteligentes para situações emergentes, com a participação da população, sociedade civil, instituições de ensino superior e especialistas de várias áreas de estudos. No final de cada fórum, será formulado um documento com as informações sobre demandas identificadas e soluções propostas para as situações emergentes.

Antes de cada fórum será realizada pesquisa pelo Instituto Fortiori, na região escolhida para sediar o evento, para diagnosticar o perfil dos moradores, desenvolvimento econômico, saúde, educação, segurança, entre outros, traçando um diagnóstico completo para auxiliar as discussões de grupos de trabalhos que acontecerão durante a execução do projeto. 

A Agenda Aparecida 2050 é uma realização do Grupo Jaime Câmara e conta com a colaboração da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico (Codese), e das instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade de Rio Verde (UniRV), faculdades Suldamérica, Alfredo Nasser (Unifan) e Nossa Senhora Aparecida (Fanap).

Programação:

08h – Recepção  e credenciamento

8h30 – Exposição de especialistas

Delegada Cybelle Tristão – títular da Delegacia Regional de Aparecida de Goiânia

CGM Roberto Cândido – Secretário Municipal de Mobilidade e Defesa Social

10h ao 12h – Grupos de trabalho

Tema 1: Desenvolvimento Econômico – atividade econômica, comércio, empresas e indústrias; geração de emprego, qualificação profissional e tecnologias

Responsável: Universidade Federal de Goiás (UFG Aparecida)

Tema 2: Sustentabilidade Socioambiental – espaço de convivência, danos ambientais, áreas de preservação, recuperação de áreas verdes, limpeza urbana, resíduos sólidos, saneamento básico.

Responsável: Pontifícia Universidade Federal de Goiás (PUC-GO)

Tema 3: Ordenamento Territorial e Gestão Urbana – uso do solo e habitação, infraestrutura, equipamentos públicos e sinalização.

Responsável: Faculdade Alfredo Nasser (Unifan)

Tema 4: Mobilidade e Acessibilidade – meio de transporte e transporte coletivo, acessibilidade

Responsável: Universidade Federal de Goiás (UFG)

Tema 5: Desenvolvimento Sociocultural – cultura e educação, saúde, segurança, inclusão social, esporte e lazer, etc

Responsável: Faculdade Alfredo Nasser (Unifan)

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)