Frente de roçagem é intensificada e percorrerá os 249 bairros de Aparecida em 90 dias

Por Ruslayra Peixoto

12 de fevereiro de 2019

Por Ruslayra Peixoto

12 de fevereiro de 2019

Foto: Enio Medeiros

Iniciada em janeiro deste ano, a frente de roçagem dos imóveis não edificados de Aparecida de Goiânia ganhou um reforço nesta terça-feira, 12, com a chegada de 20 novos tratores, que somados aos 25 que já faziam o serviço, totalizam 45 máquinas atuando na limpeza das áreas públicas e lotes privados da cidade. Ao todo, cinco frentes percorrem cerca de 75 mil lotes nos 249 bairros do município, com o objetivo de minimizar os problemas ocasionados pelo mato alto como a insegurança. A força-tarefa teve início, oficialmente, na Rua Viterita, na Vila Oliveira e foi acompanhada pelo prefeito Gustavo Mendanha.

“Nosso objetivo principal é melhorar a qualidade de vida dos moradores, reduzindo os problemas que o mato alto causa, principalmente os de saúde com a proliferação de insetos. E mesmo não sendo responsabilidade da administração pública realizar a limpeza de áreas privadas, nós como prefeitura estamos fazendo a nossa parte. Mas pedimos também a cooperação dos proprietários desses imóveis, para que façam a roçagem de suas áreas, contribuindo para termos uma cidade melhor para se viver”, sublinhou o prefeito.

Em janeiro, início dos trabalhos, as equipes de roçagem da secretaria percorreram as áreas públicas como órgãos municipais, escolas, Cmeis, praças, parques e ilhas das avenidas e ruas da cidade. Com a intensificação do serviço, a prefeitura entrará com 45 tratores sendo 20 novos, em terrenos particulares, que não foram roçados pelos proprietários. “A gente sempre fica preocupado com o mato alto, que acaba atraindo muito ladrão que aproveitam pra se esconder. Mas quero parabenizar o prefeito Gustavo, porque essa roçagem vai ser muito especial para o nosso setor. Além de deixar tudo mais limpo, vai trazer mais segurança”, disse Ailton Pereira dos Santos, morador da Rua Viterita há 17 anos.

A previsão da secretaria de Desenvolvimento Urbano, responsável pela frente de trabalho é de finalizar esta primeira etapa em 90 dias e todo o serviço será cobrado no Imposto Territorial Urbano (ITU) do imóvel. “Primeiro notificamos o proprietário para que ele faça a limpeza do lote, depois entramos com as equipes  e este serviço é cobrado no imposto anual. A multa cobrada é de R$ 470 e R$ 0,75 por metro quadrado roçado. E até maio percorreremos todos os 249 bairros da cidade”, sublinhou o secretário Fábio Passaglia, ressaltando que a expectativa é realizar duas etapas de roçagem neste ano.