Funcionamento do Hospital Municipal passa por quatro fases

Por Ana Clara Dias - SMS

7 de fevereiro de 2018

Foto: Wigor Vieira - SMS

O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Saúde de Aparecida Edgar Tollini esclarecem a toda população aparecidense que estão trabalhando, incessantemente, para garantir o funcionamento de Hospital Municipal esse ano. Explicam ainda que para a abertura da unidade são necessárias quatro fases fundamentais. Finalizados os quatro momentos, o Hospital Municipal será entregue em etapas. Na primeira estão previstos 60 leitos clínicos e 20 leitos de UTI.

A primeira fase é a construção física propriamente dita. Essa etapa já está concluída. Foram investidos aproximadamente R$ 70 milhões na obra. A segunda fase é a compra dos equipamentos, que a SMS já deu início ao processo de aquisição. A compra está sendo feita com recurso federal, no valor de R$ 18 milhões (somente para a primeira etapa).

Para manter um Hospital de 220 leitos funcionando, seriam necessários cerca de R$ 10 milhões mensais, ou seja, são R$ 120 milhões por ano para custear os serviços oferecidos. O Ministério da Saúde só anunciou a liberação do custeio em janeiro desse ano. São R$ 4,1 milhões de custeio referente ao funcionamento também da primeira etapa.

Em uma obra desse porte, e que beneficia todo o Estado de Goiás, o município arca com uma parte do custeio e precisa das contrapartidas dos governos federal e estadual. Ainda para a abertura do Hospital é necessário uma quarta fase, que é a escolha da modalidade de gestão da unidade, que também está em andamento. Quando estiver em funcionamento pleno, o Hospital demandará 1400 servidores.

O Hospital Municipal possui 21 mil metros quadrados, sendo seis blocos, que incluem pediatria, geriatria, dois para clínica médica e dois para pós-cirurgia. O HMAP abriga ainda 220 leitos, sendo 90 leitos clínicos, 60 leitos cirúrgicos, 20 leitos pediátricos, 30 leitos de UTIs, 10 leitos de recuperação anestésica e 10 leitos de reanimação e observação. A unidade fica no setor Cidade Vera Cruz.