Game na Praça leva diversão e tecnologia para os moradores do setor Parque das Nações

Por Rackel Vieira

24 de agosto de 2018

Por Rackel Vieira

24 de agosto de 2018

Foto: Carlos Alexandre

A noite desta quinta-feira, 23, foi de animação para a população do Parque das Nações com a realização do Game na Praça. A ação faz parte da programação da 2ª edição do Festival Córtex que tem como objetivo oferecer novas experiências digitais aos aparecidenses. Mais de 500 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos desfrutaram de momentos de lazer, cultura e tecnologia. Além das competições de videogame, os participantes contaram também com a apresentação do grupo de quadrilha Raízes de Goiás.

De acordo com o diretor de Cultura e um dos organizadores do projeto, Redelson Tomaz da Silva, o Festival Córtex visa promover experiências digitais, aproximar a população do audiovisual, robótica, arte, tecnologia e games. O Festival acontece durante todo mês de agosto em diversas regiões da cidade e envolve escolas públicas, praças e universidades de Aparecida. “A ideia do Game na Praça e do Cinema na Praça, ambos desenvolvidos dentro do Córtex, é a de promover a inclusão social de moradores de bairros mais carentes do município”, destacou.

O telão e os equipamentos usados para a prática dos jogos eletrônicos foram montados no Parque Alameda da Cidade e segundo a coordenadora de Pesquisa da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eloá Ribeiro o público presente pode dançar e brincar com o game just dance, já que o videogame possuía um kinect que capta os movimentos do corpo. “Queremos possibilitar a população a ter acesso a tecnologia, promovendo a interação entre as pessoas e novas experiências”, explicou.

O evento atraiu adolescentes como a Iasmin Tamires Alves, de 13 anos. Ela aproveitou que mora próximo a Alameda da Cidade e levou toda a família para poder brincar e participar das atividades eletrônicas do Festival Córtex.  “Eu achei muito legal a prefeitura realizar esse evento aqui na minha região e esta foi a primeira vez que eu vejo e tive a oportunidade de participar deste tipo de game. Me diverti bastante nesta noite”, contou a estudante.

Festival Córtex

Até o momento, o projeto já alcançou mais de sete mil pessoas. A programação inclui uma série de apresentações de filmes e games como “Cinema na Praça” e “Game na Praça”, em pontos diferentes da cidade até o final deste mês. Será realizado ainda neste final de semana o projeto “Astronomia na Cidade” que leva um planetário móvel em vários locais; o “Seminário Córtex”, com debates sobre cultura digital em instituições de ensino do município; e o “Encontro de Cultura Digital”, com diversas atividades para o público no Aparecida Shopping.