GCM de Aparecida é acionada por videomonitoramento e impede furto em escola

Por Rafael Freitas

29 de janeiro de 2021

Por Rafael Freitas

29 de janeiro de 2021

Foto: Wigor Vieira

A Guarda Civil Municipal de Aparecida (GCM) conseguiu evitar que objetos da Escola Municipal Francisco Rafael Campos, no Conjunto Planície, fossem furtados. O flagrante aconteceu na madrugada de quinta-feira, 28, por meio de câmeras da Central de Videomonitoramento de Aparecida. A GCM foi acionada pelo sistema e deslocou até a escola.

Duas mulheres que invadiram a unidade de ensino foram presas em flagrante, quando planejavam fugir com objetos furtados. A dupla foi encaminhada para o 4º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia, no setor Garavelo.

A central de videomonitoramento fica no Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), ao lado da Cidade Administrativa, sob coordenação do Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que integra todas as forças de segurança pública. Por meio do moderno sistema, a Guarda Civil, Polícia Militar e outras forças de segurança, têm conseguido impedir a ação de criminosos e danos ao patrimônio público.

“Os guardas que operavam as câmeras na madrugada perceberam que havia uma movimentação estranha na escola e acionaram as viaturas. A Guarda Civil deslocou até a unidade, fez o cerco e os nossos plantonistas na central, ao mesmo tempo, faziam o contato com os guardas. As mulheres foram pegas em flagrante e levadas para delegacia”, afirmou o secretário executivo do GGIM, Hanleryo Arantes.

O município já tem 214 câmeras em funcionamento. No total, 650 equipamentos irão fazer o videomonitoramento de prédios públicos, praças, parques, avenidas de grande fluxo, etc. Para isso, foram necessários 700km de cabeamento de fibra óptica. Um investimento da Prefeitura de Aparecida que visa reduzir em 70% o índice de criminalidade.