GCM de Aparecida é exemplo para cidades goianas

Por Rackel Vieira

20 de setembro de 2019

Por Rackel Vieira

20 de setembro de 2019


Foto: Enio Medeiros

A Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia (GCM) tem sido referência para outras cidades goianas. Com intuito de conhecer o trabalho desenvolvido pela GCM, comandantes de diversas cidades do Estado de Goiás se reuniram na manhã desta sexta-feira, 20, na sede da Prefeitura de Aparecida. A reunião contou com a presença do Deputado Federal Major Vitor Hugo Araújo (PSL), líder do governo na Câmara, do presidente da Associação Nacional de Altos Estudos em Guarda Municipal (ANAEGM), Izdalfredo Nogueira e do prefeito em exercício, Veter Martins.

O prefeito em exercício contou que as mudanças implantadas na GCM nos últimos anos deram maior visibilidade e trouxeram resultados expressivos à corporação. Para ele, a Guarda Civil está sendo uma das forças responsáveis pelas quedas cada vez mais significativas nos índices de violência em Aparecida. Com ajuda do trabalho da corporação, o município saiu em 2017 da lista das 100 cidades mais violentas do mundo. O relatório é elaborado pela ONG mexicana Conselho Metropolitano para Segurança Pública e Justiça Penal.

“A instituição reúne todas as condições para buscar o reconhecimento como a melhor Guarda Civil do Brasil. A corporação, cujo efetivo é de 513 agentes, recebeu diversos investimentos da administração municipal nos últimos anos. Entre eles, a implementação do plano de carreira para os servidores, remodelação dos uniformes, disponibilização de viaturas novas e cursos regulares de capacitação, como o de armamento, que é feito na atualidade”, destacou o gestor.

O secretário de Mobilidade e Defesa Social, Roberto Cândido, ressaltou que outro diferencial da Guarda é que ela tem buscado uma aproximação contínua com o cidadão. Pois, além de prevenir e coibir situações que podem comprometer a segurança da população, a Guarda Civil faz a vigilância de mais de 700 espaços públicos de Aparecida. “A nossa corporação está entre as cinco mais operacionais do país, com melhores estratégias de prevenção e combate ao crime. Com isso somos destaque em âmbito nacional e temos atraído a atenção de outras corporações”, ressaltou.

Entre as cidades que estiveram presentes na reunião, estavam a GCM da capital, Rio Verde, Cristalina, Senador Canedo, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina de Goiás e Formosa. Durante o encontro, os comandantes aproveitaram a presença do Deputado Federal Major Vitor Hugo Araújo (PSL), para discutir projetos que fortaleçam a categoria e pedir emendas para seus municípios.

“Primeiramente eu quero parabenizar a Guarda Civil de Aparecida pelo trabalho desenvolvido em seu município. E aproveitar a oportunidade para pedir um olhar especial do deputado Major, que é defensor de melhorias para segurança pública, para que busque emendas para os municípios goianos e atenda a necessidade de cada corporação aqui presente. Outra necessidade são projetos de lei de municipalização da segurança pública, para dar um pouco mais de autonomia para a Guarda Civil que consequentemente terá liberdade de proteger não somente os patrimônios públicos mas contribuir com o estado na proteção da população”, pontuou o comandante da Guarda Civil Municipal de Rio Verde, Cel. Luiz Carlos.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)