GCM impede invasão em escola municipal de Aparecida

Por Rafael Freitas

10 de março de 2021

Por Rafael Freitas

10 de março de 2021

Flagrante foi registrado por sistema de viodemonitoramento

A Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia (GCM) foi acionada na tarde desta terça-feira, 09, por meio da Central de Videomonitoramento, para averiguar atitude suspeita de um homem que circulava em área interna da Escola Municipal Senador Albino Gonçalves Boaventura, no Jardim Maria Inês.

Uma equipe da CGM que patrulhava a região se deslocou até a escola imediatamente. Ao realizar a abordagem foi encontrada em posse do um rapaz 7 porções de maconha, 2 porções de crack e uma quantia de R$ 35 reais, produto de tráfico. No momento da abordagem um outro indivíduo adentrou a escola e esse confessou aos guardas civis que seria usuário de drogas. Os dois foram detidos e encaminhados para a 2ª Delegacia Distrital de Aparecida de Goiânia. Um dos homens tinha mandado de prisão em aberto.

“Nossas câmeras têm contribuído com a segurança pública de Aparecida e evitado muitos delitos. Nossa equipe foi acionada pela Central de Videomonitoramento, que funciona no Centro de Inteligência Tecnológica, e com isso a Guarda Civil conseguiu chegar até a escola de forma rápida. Os dois indivíduos que adentraram a unidade estavam com porções de drogas. Efetuada a prisão em flagrante, eles foram encaminhados para a delegacia”, afirmou o comandante da GCM, Weber Júnior.

O secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido, reforça a importância do moderno sistema de videomonitoramento de Aparecida. “Esse trabalho sincronizado entre a central que monitora a cidade e as equipes que estão nas ruas permite uma ação rápida e eficiente. Assim, conseguimos chegar ao local da ocorrência e efetuar a prisão dos indivíduos”, pontua o secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido, sobre o trabalho da GCM e do sistema de monitoramento batizado de ‘Olhos de Águia’.

A central de videomonitoramento fica sob coordenação do Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que integra todas as forças de segurança pública. Por meio do sistema, a Guarda Civil, Polícia Militar e outras forças de segurança, têm conseguido impedir a ação de criminosos e danos ao patrimônio público.

O município já tem 216 câmeras em funcionamento. No total, 650 equipamentos irão fazer o videomonitoramento de prédios públicos, praças, parques, avenidas de grande fluxo, etc. Para isso, foram necessários 700km de cabeamento de fibra óptica. Um investimento da Prefeitura de Aparecida que visa reduzir em 70% o índice de criminalidade.