GCM recebe tasers para reforçar atuação na segurança do município

Por Thiago Oliveira

10 de fevereiro de 2023

Por Thiago Oliveira

10 de fevereiro de 2023

Foto: Jhonney Macena

Armas de eletrochoque não letais são capazes de imobilizar um indivíduo no momento da abordagem e garantem mais segurança para os agentes e para a população

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, repassou à Guarda Civil Municipal 71 armas de choque não letal do tipo taser. A entrega oficial foi nesta sexta-feira, 10 na base da GCM que fica no Setor Garavelo. O armamento foi obtido por meio de uma parceria entre a GCM e a Secretaria de Ciência e Tecnologia junto a Polícia Legislativa do Senado Federal. O taser é capaz de imobilizar o indivíduo por meio de eletrochoque e permite que ele seja abordado sem causar transtorno à segurança dos agentes e da população.

Nas mãos da Guarda, o equipamento ajudará na manutenção da vigilância ostensiva dos locais públicos da cidade como prédios, UBS’s, UPA’s, instituições de ensino e parques. O equipamento tático também garante segurança nas abordagens e diminui a letalidade da GCM, que atua na missão de proteger vidas.

Para o secretário de Segurança Pública de Aparecida, Roberto Cândido reforçou a importância da atualização do equipamento para que a GCM possa atuar na cidade. “Essas pistolas são de suma importância para o trabalho da Guarda e serão prontamente distribuídas aos agentes para que a nossa GCM continue exercendo seu valioso papel”, afirma.

O comandante da Guarda, Weber Junior, ressalta o papel da Guarda Civil na preservação da vida. “Nosso lema é servir e proteger. Essas pistolas taser são importantes para em uma situação de tumulto, por exemplo, não ser necessário a utilização de equipamento letal. Isso nos garante segurança para o trabalho e tranquilidade para a população”, afirma o comandante.

“A negociação para a obtenção desse equipamento é uma parceria que Aparecida tem mantido há muito tempo com a Polícia Legislativa do Congresso, em Brasília”, afirma o secretário de Ciência e Tecnologia e Inovação, Sandro Christopher. Segundo ele, esse é um grato presente que Aparecida recebe “o Prefeito Vilmar Mariano não mediu esforços para que pudéssemos avançar nessas negociações. Isso prova que a parceria resulta em conquistas”, pontua.

Para o Guarda Civil Wilkson Luiz do Nascimento os novos equipamentos vão fortalecer as rondas e as abordagens em toda a cidade. “A chegada desses tasers são importantes para nós que atuamos na linha de frente. Ela nos permite controlar uma ação, uma confusão sem a necessidade de ser letal com o indivíduo”, comenta o agente.