Geladeira Literária leva mundo lúdico para os alunos da Escola Municipal Santa Tereza de Ávila

Por Ruslayra Peixoto

6 de dezembro de 2018

Por Ruslayra Peixoto

6 de dezembro de 2018

Foto: Thayza Marins

O hábito da leitura tem que começar desde a infância. E com o objetivo de incentivar a criação deste hábito entre as crianças e adolescentes, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da secretaria de Educação e Cultura, tem levado para as escolas da cidade, o projeto Geladeira Literária. Na manhã desta quinta-feira, 06, foi entregue a 24ª geladeira recheada de livros de literatura infantil, ficção e também didáticos. Os beneficiados foram os alunos da Escola Municipal Santa Tereza de Ávila que fica no setor Aeroporto Sul, bairro beneficiado com a 12ª Edição do Prefeitura em Ação.

O vice-prefeito Veter Martins esteve presente na entrega da Geladeira e enfatizou a importância do incentivo à leitura na infância. “Se existe uma fase ideal para incentivar uma criança a gostar de ler é nessa fase dos cinco aos nove anos. Porque assim ela toma gosto pela leitura, que é o maior aprendizado que uma pessoa pode ter. Ao ler um livro eles aprendem coisas novas, novas palavras e ainda viajam par aum mundo novo a cada livro. E quanto mais ações e projetos que pudermos realizar com este foco, vamos fazer, incentivando  a Prefeitura puder fazer para contribuir com esse incentivo, nós faremos”, destacou.

Os estudantes Henri Alves de sete anos e Valéria Morais de 10 foram os primeiros a explorarem a diversidade de livros que recheiam a Geladeira. “Eu gosto muito de ler, principalmente livros de ação e aventura. Nessas férias eu quero ler 10 livros”, destacou o estudante Henri, já Valéria escolheu dois livros que lerá até o final do mês. “Meus pais sempre me incentivaram a ler, eu amo. São através dos livros que conseguimos viajar para lugares que às vezes não temos condições de ir”, ressaltou.

A diretora da escola Santa Tereza, que atende cerca de 500 alunos nos dois turnos, Maria de Lurdes compartilhou a alegria ao receber a 24ª Geladeira na escola. “Nós vemos o cuidado do prefeito Gustavo Mendanha através da Secretaria de Educação e da Secretaria Executiva de Cultura, com o aprendizado das crianças ao promover ações e projetos como este da Geladeira Literária que, que incentivam nossos estudantes a ler. Esse hábito ajuda até mesmo na melhoria do aprendizado nas salas de aula”, ressaltou a educadora.

“Este projeto superou todas as nossas expectativas no momento do seu lançamento. Já entregamos 24 unidades e temos mais de 200 solicitações aguardando que vamos tentar entregar em 2019. E estamos muito felizes em levar a Geladeira Literária para mais uma escola, onde centenas de crianças poderão pegar um livro emprestado e poder aprimorar sua leitura e experimentar novas experiências”, comentou o secretário executivo de Cultura, Avelino Marinho que sublinhou a importância da parceria com a população e com a Enel para a doação de carcaças de geladeiras para que possam ser revitalizadas, pintadas e transformadas em estantes de livros.

Prefeitura em Ação

Além da entrega da Geladeira, a Escola Municipal Santa Tereza de Ávila receberá a 12ª edição do Prefeitura em Ação, onde serão realizados atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, trabalho, trânsito, jurídico e cidadania. Entre os bairros da região a serem atendidos estão o Aeroporto Sul, Loteamento Ribeira Sul, Residencial Serra das Brisas, St. Belo Horizonte, Residencial Caraíbas, Jardim das Hortências, Residencial Araguaia, Residencial Norte Sul, Setor Dos Bandeirantes, Residencial Pôr-do-Sol e Fazenda Dourados.

Serão oferecidos nos dois dias de mutirão testes de glicemia e colesterol, vacinação, orientação nutricional, emissão do Cartão SUS e Passaporte do Idoso, foto 3×4, procedimentos odontológicos, ultrassonografia, oftalmologia, corte de cabelo, doação de mudas nativas do cerrado, brincadeiras para as crianças, esporte, assistência jurídica, seguro DPVAT, alvará do uso do solo, atualização do CAD Único e Bolsa Família e outros. Os gabinetes do prefeito, vice-prefeito e dos vereadores serão transferidos para o local do mutirão de atendimentos. “Nosso objetivo é aproximar cada vez mais a administração pública da população aparecidense”, comunicou o vice-prefeito, Veter Martins.