Gestão de Vilmar Mariano ganha três reforços no secretariado

Por Allan David

17 de janeiro de 2023

Foto: Jhonney Macena

Prefeito empossou hoje (17) novos titulares das Secretarias de Indústria e Comércio, Articulação Política e Ciência, Tecnologia e Inovação

Aparecida de Goiânia tem três novos secretários municipais, empossados nesta terça-feira (17) pelo prefeito Vilmar Mariano. São eles: Felismar Martins, que assume a Secretaria de Indústria e Comércio; Marlúcio Pereira, novo titular da Secretaria de Articulação Política; e Sandro Christopher, empossado na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Indicado pela Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), o contador Felismar Antônio Martins assume a Secretaria de Indústria e Comércio (até então Secretaria de Desenvolvimento Econômico) com a missão de ampliar a cooperação entre o setor produtivo e a Prefeitura de Aparecida e fomentar a atividade empresarial na cidade.

“Quando cheguei aqui, há 40 anos, Aparecida tinha 15 mil habitantes. Hoje, a cidade é pujante, grande, imensa; portanto, é um grande desafio”, disse o novo secretário. Ele tomou posse em cerimônia realizada na sede da Aciag.

Felismar chefiou essa mesma secretaria de 1997 a 2004, na gestão do ex-prefeito Ademir Menezes. Foi superintendente da folha de pagamento no governo estadual, diretor administrativo da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e vogal da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). Atualmente, é conselheiro membro do Colegiado de Recurso Tributário de Aparecida e diretor-secretário da Aciag.

Articulação Política

Nestas primeiras mudanças feitas pelo prefeito Vilmar Mariano no alto escalão da gestão municipal, o ex-deputado estadual por três mandatos Marlúcio Pereira assume a Secretaria de Articulação Política para estreitar a relação institucional com a Câmara Municipal (Poder Legislativo) e promover a atuação colaborativa entre os dois Poderes.

Marlúcio assegurou que está preparado para fazer esse trabalho e cumprir com as outras atribuições do cargo. Ele garantiu que sua atuação será feita a quatro mãos. “O que tem a humildade de ouvir mais pessoas vai errar menos e vai somar mais”, sintetizou o secretário.

Ao longo da carreira política, ele ocupou cargos importantes na cidade e no estado. Marlúcio foi vereador, secretário em diferentes gestões e vice-prefeito. Foi ainda suplente de senador.

Em 1994, foi secretário de Administração. Dois anos depois, em 1996, foi titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Em 1998, Marlúcio foi secretário de Ação Urbana. No ano seguinte, foi chefe de gabinete do ex-prefeito Ademir Menezes.

Marlúcio foi também suplente de senador e, em 2004, se elegeu vice-prefeito de Aparecida na chapa liderada por José Macedo. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual. De volta à Prefeitura de Aparecida, atuou no secretariado do ex-prefeito Gustavo Mendanha. Por último, se desincompatibilizou da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em 2022.

Ciência, Tecnologia e Inovação

Assim como Marlúcio, Sandro Christopher foi empossado num ato na Cidade Administrativa Maguito Vilela. Agora secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sandro é servidor de carreira da Guarda Civil Municipal. Ele liderava até então o Gabinete de Gestão Integrada. Antes disso, foi secretário de Defesa Social na administração do ex-prefeito Maguito Vilela.

O novo secretário ficará responsável por gerenciar o programa ‘Cidade Inteligente’, considerado uma das principais vitrines de Aparecida no cenário estadual e nacional. A iniciativa do Cidade Inteligente busca usar a tecnologia para desonerar os cofres públicos, integrar a administração do município e ampliar a conectividade na cidade.

“Estou mais do que pronto e preparado para alcançar as metas neste desafio que a mim foi colocado”, declarou Sandro a uma plateia composta por autoridades do poder público, do setor produtivo, de entidades de classe e lideranças comunitárias, além de familiares.

Gratidão e reconhecimento

Antes de dar as boas-vindas aos novos secretários, o prefeito Vilmar Mariano enalteceu o empenho e o legado dos até então secretários Valéria Frazão (Desenvolvimento Econômico), Divino Ajax (Articulação Política) e Hans Miller (Ciência, Tecnologia e Inovação).

Vilmar explicou sua determinação para o secretariado. “O que eu exijo dos meus secretários é um trabalho árduo, assim como eu faço. É dar o melhor ao município de Aparecida. Portanto, se não estiver correspondendo ao trabalho, poderemos fazer mais mudanças.”

Também participaram das cerimônias de posse os demais membros do secretariado; o presidente da Aciag, Leopoldo Moreira; o deputado estadual eleito Veter Martins (Mais Brasil); os deputados federais Professor Alcides (PL) e João Campos (Republicanos); além de vereadores por Aparecida e líderes da Codego, além de entidades como a Fieg e Facieg.