Gestão municipal estuda proposta para implantação de cemitério vertical em Aparecida de Goiânia

Por Rafael Freitas

31 de outubro de 2018

Por Rafael Freitas

31 de outubro de 2018

Foto: Wigor Vieira

Visando o crescimento e desenvolvimento de Aparecida de Goiânia estão sendo estudadas propostas para melhoria do sistema de sepultamento de pessoas nos cemitérios municipais, devido à desapropriação de parte da área do Cemitério Jardim da Esperança no setor Buenos Aires, para implantação do Polo Aparecida Business Log (ABL). Com este objetivo, o prefeito Gustavo Mendanha, acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil, Einstein Paniago, e o secretário de Planejamento e Regulação Urbana, Jório Rios, receberam na manhã desta terça-feira, 30, na sede do Paço Municipal, a visita do presidente da Cooperativa de Funerárias e Administração de Planos (CooperFapa), Adalberto Pagliaro, juntamente com uma comitiva de empresários de Uberaba (MG).

O grupo apresentou uma proposta que visa transformar o Cemitério Jardim da Esperança em um cemitério vertical – tendo em vista que a área onde fica o sepulcrário será desapropriada para a implantação do Polo Aparecida Business Log (ABL), voltado à atividade empresarial de hortifruti granjeiro e atacadista. Durante a apresentação, Adalberto Pagliaro destacou o que a cidade ganhará com a implantação da verticalização do cemitério. “Caso consigamos a implantação do cemitério vertical, será solucionado o problema ambiental da área, beneficiando a região dos pólos industriais, reduzindo impactos desfavoráveis a vida social das pessoas, contaminação do lençol freático e ainda modernizando a forma de cortejos, ossário e sepultamento”. O projeto, caso concretizado, não acarretará em custos aos cofres públicos.

O prefeito Gustavo Mendanha sinalizou interesse em discutir e analisar a proposta, estudando sua viabilidade. “Fortalecer a vocação econômica da cidade é uma das metas do nosso plano de governo e as atividades do Aparecida Business Log ofertarão empregos e aumentará a arrecadação de nossa cidade, beneficiando tanto nosso povo como nossa economia. E por isso essa proposta do cemitério vertical é interessante e será analisada por nossa equipe técnica de forma criteriosa, observando todas as questões legais e ambientais”, sublinhou o gestor municipal ao conhecer o projeto.

O ex-secretário de Governo Euler Morais, que acompanhou a elaboração do projeto ABL desde o início, também esteve presente na reunião e ressaltou a necessidade de modernizar a forma de sepultamento, reduzindo impactos ambientais e favorecendo a região que é de pretensão empresarial. “Ainda estamos discutindo a implantação do pólo e a possibilidade de implantação do cemitério vertical – na área em que o pólo hortifruti granjeiro seja construído -, regularização fundiária e outras providências”, enfatizou ele destacando que o ABL trata-se da implantação de um complexo logístico que será a primeira Plataforma Logística Multimodal no Brasil, atendendo os mais exigentes padrões mundiais.

ABL – O Aparecida Business Log será composto por quatro estruturas integradas: o Polo de Distribuição e Comércio Atacadista; o Polo de Distribuição Hortifrutigranjeiro; Setor Supermercadista; e o principal deles, o Complexo Logístico Industrial Alfandegário (CLIA). Possuirá também, áreas de uso compartilhado que contempla o seguro de comércios e serviços de apoio. Conta ainda com edificações de escritórios e o setor administrativo da plataforma. O CLIA tem como principal objetivo fortalecer as relações de exportação e importação de produtos do município e em seus arredores. Já o Polo de Distribuição Hortifrutigranjeiro visa atender a gigantesca demanda por espaço e ampliação do volume de negócios neste seguimento. Enquanto que o Polo de Distribuição de Comércio e Atacadista nasce para sanar de vez todas as necessidades dos atacadistas, inclusive, melhorando a logística com o mercado Hortifrutigranjeiro.