Gestores de mais de 10 cidades goianas conhecem gestão de Aparecida

Por Allan David

20 de maio de 2021

Por Allan David

20 de maio de 2021


Foto: Rodrigo Estrela

Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores buscaram no município exemplos de boas práticas para replicar nas suas administrações; Aparecida é modelo, afirmam deputados

A Prefeitura de Aparecida recebeu nesta quinta-feira (20) a visita institucional de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 12 municípios de Goiás. Os gestores e parlamentares estiveram na cidade para conhecer boas práticas de gestão, estruturas de prédios públicos e programas de governo implementados pela atual administração, como o Cidade Inteligente.

O encontro, que teve o prefeito Gustavo Mendanha como anfitrião, serviu também para fortalecimento do vínculo institucional entre Aparecida e cidades de todo o estado de Goiás.

Gustavo recepcionou a comitiva de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores fazendo uma apresentação de sua gestão, na qual traçou o panorama geral de Aparecida na atualidade.

O prefeito detalhou, por exemplo, ações originais de Aparecida no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e investimentos feitos pela administração, nos últimos anos, sobretudo em áreas estratégicas, como saúde, educação e infraestrutura.

Segundo destacou Gustavo Mendanha, Aparecida caminha para seu centenário de fundação, em 2022, figurando no grupo das 40 maiores cidades do Brasil, entre os mais de 5 mil municípios do País. Aparecida é hoje a segunda maior cidade de Goiás.

Na explanação, ele lembrou que entre 2010 e 2018 a economia de Aparecida cresceu 122%, de acordo com o IBGE. Gustavo creditou esse desempenho ao trabalho realizado pelos prefeitos que o antecederam, com destaque para as gestões do ex-prefeito Maguito Vilela, que dá nome hoje ao complexo da Cidade Administrativa, idealizado por Maguito.

“Eu tenho recebido prefeitos não só de Goiás, mas de outros estados, que vêm aqui na cidade buscar essas boas práticas que nós temos. E estamos à disposição para compartilhar e aprender também com outros prefeitos, nossos colegas, para que tenhamos, de fato, uma gestão cada vez mais exitosa”, declarou o prefeito Gustavo Mendanha.

O gestor elencou outros feitos recentes de Aparecida, como a construção, pela Prefeitura, do Hospital Municipal de Aparecida, o Hmap, e de dezenas de Unidades Básicas de Saúde; e a inauguração de três Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs.

Além de conhecer a Cidade Administrativa, o Hmap e outros prédios públicos de Aparecida, os gestores e parlamentares acompanharam Gustavo Mendanha numa visita ao Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), que funciona como cérebro do programa Cidade Inteligente, implantado na atual gestão para melhorar a governança e a segurança pública no município.

“O investimento que estamos fazendo com a implantação de 650 câmeras de videomonitoramento em toda a cidade e mais de 700 quilômetros de fibra ótica tornarão a cidade mais segura e tecnológica. Daqui do CIT, que é o cérebro de Aparecida, os agentes das forças de segurança acompanham em tempo real a movimentação da cidade, monitorando trânsito, prédios públicos e particulares, e outras ações de segurança pública”, disse o prefeito aos gestores durante a visita ao CIT.

Ações para replicar no interior

Prefeito de Pilar de Goiás, na região do Vale do São Patrício, Tiago Japiassu (PSDB) afirmou que Aparecida é uma cidade referência para todo o Brasil. 

“A gente tem acompanhado as notícias de Aparecida e sabemos que o prefeito Gustavo Mendanha tem feito um mandato moderno, principalmente na área da tecnologia, já sendo referência até mesmo para o Brasil. Eu tive a oportunidade de morar em Aparecida há um tempo, e a mudança é visível”, resumiu Japiassu.

Flávio Moura (PDT), que é prefeito de Mara Rosa, no Norte de Goiás, disse por sua vez que quer replicar no município boas práticas executadas hoje por Aparecida de Goiânia. “Foi de muita valia esse compartilhamento do prefeito Gustavo com os municípios do estado de Goiás, porque Aparecida se transformou em todos os campos, da educação à infraestrutura e na saúde. Eu vou levar esse modelo de gestão para o município de Mara Rosa.”

O prefeito de Jesúpolis, Adriano Peixoto (PP), também afirmou que adota Aparecida agora como inspiração para a administração de sua cidade, localizada na Região Central de Goiás. “Para mim, foi uma satisfação vir aqui e conhecer pessoalmente essas estruturas e levar algo de Aparecida de Goiânia para o nosso município de Jesúpolis, no interior do estado de Goiás.”

A vice-prefeita de Goiás, Zilda Lobo (PP), se declarou admirada com as dimensões do programa Cidade Inteligente. “O que mais me chamou atenção foram as câmeras implantadas aqui, a tecnologia e tantas indústrias que vieram para cá, fomentando a geração de emprego e renda. E ainda na área da saúde, principalmente agora, nessa pandemia”, completou ela.

Exemplo para os municípios

O deputado federal por Goiás Delegado Waldir (PSL) e o deputado estadual Talles Barreto (PSDB) também estiveram na visita institucional. Ambos disseram que Aparecida ocupa atualmente uma posição de referência no Estado, servindo de exemplo aos outros municípios.

“Tudo o que é bom se copia, e hoje nós temos que copiar o modelo de Aparecida, que é uma grande referência em todas as áreas, como no sistema tecnológico, de saúde e de educação. Hoje, Aparecida é uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil”, concluiu Talles.

A visita institucional contou com a presença dos prefeitos de Mara Rosa, Flávio Maurício de Moura (PDT); de Jesúpolis, Adriano Peixoto (PP); de Leopoldo de Bulhões, Alecio Mendes (PL); de Pilar de Goiás, Tiago Japiassu (PSDB) e de Taquaral, Hélio Gontijo (MDB).

Também estiveram presentes os vice-prefeitos de Santa Isabel, Levino de Sousa da Silva (PSDB) e de Goiás, Zilda Lobo (PP). Além dos membros do Legislativo das cidades, tais como: presidente da Câmara de Vereadores de Jesúpolis e Amaralina, Beatriz Fernandes da Silva (PP) e Iremar Camargo (PDT); os vereadores de Goiatuba André Luiz Picum (MDB) e Alexandre Borges (AVANTE), com o vice-presidente da Câmara, Cleusney Martins (REPUBLICANOS); vereadores de Rubiataba João Paulo (MDB) e Ernane Lima (PSD); vereadora de Jesúpolis, Evalda Gonçalves (PL) (e vereador de Taquaral, Odair de Sousa (PSD).

Participaram ainda o ex-prefeito de Mara Rosa, Flávio Batista de Sousa (PROS); o ex-vereador de São Luís do Norte, Fernando Soares (DEM); ex vice-prefeito de Rubiataba, Denis Borba (PR); ex-prefeito de Carmo do Rio Verde, Delson José dos Santos (PSDB); ex-primeira-dama de Santa Isabel, Rosângela Marinho; e o secretário de Saúde de Mara Rosa, Clemingos Correa.

O vice-prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha; e o secretário de Articulação Política, Ricardo Teixeira, também participaram da reunião representando o secretariado do prefeito Gustavo Mendanha.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)