GGIM já define locais de instalação de 50 novas câmeras de videomonitoramento

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre

Aparecida de Goiânia, 25 de janeiro de 2013 – Os membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Aparecida de Goiânia se reuniram nesta quinta-feira, 24, com o objetivo de apresentar um pré-mapeamento das novas localidades para instalação de 50 novas câmeras de videomonitoramento na cidade.

A reunião foi conduzida pelo vice-prefeito, Ozair José (PT). Participaram também os secretários Domingos Pereira (Educação); Raul Coutinho (Licitações e Compras), que responde ainda pela presidência do GGIM; Ronnie Barbosa (Habitação); Valdemir Souto, presidente da SMTA; Juliano Cardoso, coordenador da Defesa Civil; Marinho Resende, presidente do Procon e Samuel Borges, ex-secretario de Governo.

A instalação de novas câmeras é motivada pela redução do índice de criminalidade no município, de cerca de 30%, nas localidades contempladas com as primeiras 50 câmeras. O projeto de videomonitoramento é uma parceria entre o município e o Ministério da Justiça. O colegiado existe há cerca de dois anos e delibera acerca de todos os temas relativos à segurança pública no município, em parceria com polícias Civil e Militar.

“O que temos observado é que, como previsto, a criminalidade tende a migrar de endereço e até mesmo de cidade após a chegada das câmeras. Os dados mostram também que diminuímos o estoque de armas nas mãos dos bandidos”, afirma Raul Coutinho.

Os parâmetros foram definidos com foco no mapeamento dos vários tipos de criminalidade previamente feito em campo pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Estado de Goiás e focam principalmente bancos, agências lotéricas, caixas 24h, postos de gasolina e academias a céu aberto.