Greenpeace leva educação ambiental à escola municipal de Aparecida

Por Rafael Freitas

23 de junho de 2022

Por Rafael Freitas

23 de junho de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Alunos da Escola Municipal João Cândido da Silva, localizada no setor Papilon Park, em Aparecida de Goiânia, receberam o Projeto Escola, idealizado pelo grupo de voluntários do Greenpeace de Goiânia.

Nesta quarta-feira, 22, crianças de 6 a 12 anos, dos turno matutino e vespertino, participaram de uma ação educativa com tema “Resíduos Sólidos”, em referência a um projeto da própria escola para arrecadação de material reciclável.

O objetivo do Projeto Escola é conscientizar crianças e adolescentes sobre geração e destinação correta de resíduos sólidos. O Projeto Escola é desenvolvido por meio de palestras, vídeos temáticos, brincadeiras e roda de conversa com os voluntários.

“Estamos aqui no Projeto Escola e a ideia é dar pontapé no projeto da própria unidade escolar que vai reunir vários resíduos recicláveis para envolvimento e promover função social para os próprios alunos. Estamos trazendo uma palestra e vamos conversar com as crianças sobre resíduos sólidos”, afirmou a voluntária do Greenpeace Goiânia Malumara Ferreira.

A aluna Lívia Hellen, 11 anos depois de assistir palestra destacou a importância da preservação ambiental. “Para o meio ambiente não ficar poluído temos que reciclar. E também para a gente ter um ambiente mais limpo e saudável. Então temos que preservar e reciclar o lixo”.

Para completar, Manoela Rodrigues, 10, anos, destacou que preservar o ambiente implica na qualidade de vida da população. “É importante preservar para as pessoas terem uma saúde melhor e um ambiente limpo. É importante reciclar e os animais bem cuidados”.

No final do evento, alunos ganharam certificado de Protetor do Meio Ambiente, para incentivo e fortalecimento da responsabilidade socioambiental. A diretora da escola, Fabíola Castro, comentou a relevância educação ambiental na escola, que teve início em 2013, quando a unidade escolar foi inaugurada. “A importância da educação ambiental é conscientizar as crianças para o cuidado com o meio ambiente. As crianças levam conhecimento para casa, e levando para casa os pais tomam consciência também”, concluiu.