Grupo Gestor vai promover cultura no CEU das Artes Parque Flamboyant

Por Rackel Vieira

8 de dezembro de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Foram empossados na noite desta terça-feira, 07, os membros do novo Grupo Gestor Tripartite do Centro de Artes e Esportes Unificados Deputado João Natal (Céu das Artes), no setor Parque Flamboyant, para gestão de 2022 a 2024. O Grupo Gestor é composto por 18 membros integrantes do poder público local, da comunidade e da Sociedade Civil Organizada.

Segundo o superintendente de Cultura, Weyder Moreira, as atividades dos gestores não são remuneradas, sendo, porém, consideradas de alta relevância para o interesse público municipal. “Nós temos aqui secretarias específicas atuando em prol da população focadas em um plano sociocultural que atende milhares de pessoas ao longo do ano. Parabéns aos novos empossados e que possamos juntos conceder sempre o melhor para esse espaço tão importante para os moradores da região Leste”, destacou.

O servidor da Secretaria Municipal de Cultura, Hamilton Fidelis Júnior, foi empossado o coordenador Geral do CEU das Artes. “O grupo gestor possui a responsabilidade, entre outras de, juntamente com o Poder Público, gerenciar o equipamento, o planejamento e a execução de atividades, a propor soluções para os problemas e a busca de parcerias. Somos responsáveis por atender as demandas da comunidade da região, além de gerir e promover inclusão social, esportiva e cultural, por meio das atividades oferecidas no espaço pela Prefeitura. Vou continuar dando o meu melhor por esse espaço”, afirmou o gestor que foi reeleito ao cargo.

Entre outras atribuições do Grupo Gestor está a aprovação do Regimento Interno do Centro de Artes e Esportes Unificados, a definição e administração dos usos dos equipamentos, programação das atividades e eventos, organização da agenda de utilização dos espaços, viabilização de parcerias, realização de ações que desenvolvam a cidadania e fomentem a cultura e o esporte, envolvendo sempre a utilização do equipamento público.

Os representantes do Poder Público são formados por servidores das secretarias municipais de Assistência Social; Cultura; Esporte, Lazer e Juventude; Segurança Pública e Desenvolvimento Urbano. Da comunidade fazem parte os moradores dos bairros da região.

A Sociedade Civil Organizada conta com integrantes das Associações Vida Abundante, Associação Resgatar, Centro Juvenil São Domingo Sávio, Escola Evangélica Araújo Lima, Escola Centro de Orientação e Valorização do Adolescente e Mulher (ECOVAM) e Igreja Sal da Terra.

CEU

O Centro de Artes e Esportes Unificados é um equipamento público estruturado para integrar: atividades culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência, inclusão digital e outros.

O espaço foi idealizado de modo intersetorial pelo Governo Federal, incluindo em um mesmo espaço físico programas sociais, com o objetivo de promover, em áreas de vulnerabilidade social, a ampliação do acesso a serviços públicos, o desenvolvimento econômico e social, assim com a garantia de direitos e a cidadania da população da localidade.

“Aparecida de Goiânia conta com duas Praças, sendo esta do Parque Flamboyant e a unidade Orlando Carneiro, no setor Cidade Vera Cruz que são referências em todo país, pelos seus grandes volumes de atividades e atendimento às comunidades locais”, frisou superintendente de Cultura, Weyder Moreira.

O CEU Deputado João Natal, atende cerca de 600 famílias, 1.500 pessoas aproximadamente, de todas as faixas etárias. Ao todo são 16 oficinas disponíveis nas áreas de esporte, recreação, cultura e música.

A Sátira Locateli faz aula de breakdance no Céu das Artes Parque Flamboyant, há dois anos. “Eu tenho aula três vezes por semana, além de aprender mais sobre a dança, que eu amo, eu me distraio, participo de batalhas, disputas, eu gosto muito”, contou.