Grupo intensifica trabalho para reforçar segurança em Aparecida

Por Rodrigo Augusto

22 de agosto de 2023

Por Rodrigo Augusto

22 de agosto de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Aparecida de Goiânia conta com um grupo que reúne forças de segurança pública, secretarias municipais e entidades com objetivo de reduzir registros criminais no município. O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) é o órgão responsável pela articulação de ações coordenadas para prevenir, agir, coibir e/ou elucidar crimes.

Fazem parte do GGIM a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, Secretária de Regulação Urbana, Secretaria de Meio Ambiente, Ministério Público, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Conselho Tutelar e Câmara Municipal. A Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher e a Patrulha Maria da Penha chegam para colaborar com o grupo.

Prefeito Vilmar Mariano abriu reunião de trabalho do GGIM (Foto: Claudivino Antunes)

O GGIM se reuniu na tarde desta terça-feira, 22, na sede do AparecidaPrev, no Setor Maria Célia, e anunciaram que as ações serão intensificadas e, sempre que necessário, será realizada uma força-tarefa.

“Graças ao trabalho realizado com a participação das forças de segurança, os índices de criminalidade estão caindo ano após ano em nossa cidade. Nós incentivamos essa inciativa e nos colocamos à disposição para que bons frutos continuem sendo colhidos através da atuação brilhante de cada instituição”, pontou o prefeito Vilmar Mariano sobre o GGIM.

Secretário Municipal de Segurança Pública, Tales de Castro, enalteceu a atuação do GGIM. “Esse trabalho com atuação das forças de segurança já é conhecido em nossa cidade e apresenta resultados satisfatórios, estamos traçando estratégias de atuação para continuarmos oferecendo segurança para nossa população. Também estamos abertos para receber sugestões que possam melhorar ainda mais nossa atuação”.

Há 12 anos trabalhando em Aparecida de Goiânia, o major Thiago Freitas, que comanda o 45º Batalhão da Polícia Militar, apontou que nos últimos anos a cidade apresentou avanços significativos na segurança graças aos investimentos, a atuação das forças policiais em conjunto com demais órgãos.

O oficial da Polícia Militar destaque que a fiscalização contra poluição sonora, horário determinado para fechamento de distribuidoras de bebidas e o sistema de videomonitoramteno implantado na cidade são inciativas que contribuem para reduzir o registro de crimes.

“A integração de todos os órgãos é muito importante para segurança pública. A Polícia Militar sozinha não consegue resolver todos os problemas. Por isso, entendemos que o GGIM, através das ações conjuntas, contribui com a melhora na segurança. Percebemos o avança na segurança e as leis municipais foram fundamentais para isso”.

Responsável 2ª Regional de Polícia de Aparecida de Goiânia, o delegado André Botezini, compreende que a atuação conjunta tem contribuído para os resultados. “As forças policiais, através do GGIM, conseguem entender os anseios da sociedade. O trabalho em conjunto ajuda não apenas identificar como também dar resposta a essas demandas de forma rápida”.

Secretário executivo do GGIM, Roberto Cândido, reforçou que a atuação integrada é necessária e gera resultado positivo. “No período mais agudo da pandemia de Covid-19, por exemplo, a participação de cada entidade foi fundamental para que fosse cumprido o regime de escalonamento das atividades comerciais adotado em nossa cidade. Essa atuação em sintonia entre as instituições tem melhorando a qualidade de vida do cidadão”.

Na reunião do GGIM, ficou definido que o vereador Sandro Oliveira será o representante do Poder Legislativo no grupo. O parlamentar se colocou à disposição para apresentar projetos que possam aperfeiçoar a legislação municipal com objeto de fortalecer a atuação das forças de segurança. O colega de parlamento Willian Panda pontuou que trabalha junto aos ministérios do Governo Federal em busca de recurso para a área.