Grupo Viver Bem promove saúde e integração social no Jardim Tiradentes

Por Polliana Martins

30 de outubro de 2019

Por Polliana Martins

30 de outubro de 2019


Foto: Arquivo/SMS: Equipe multiprofissional do projeto Grupo Viver Bem

Para melhorar a qualidade de vida das pessoas, prevenir doenças e promover hábitos saudáveis como atividades físicas regulares e alimentação equilibrada, a equipe número 3 do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) do Jardim Tiradentes, em Aparecida de Goiânia, iniciou, no último dia 16 de outubro, o projeto Grupo Viver Bem. Nessa primeira edição, 50 pessoas serão acompanhadas até 18 de dezembro em encontros semanais realizados todas as manhãs de quarta-feira (das 8h30 às 11h30) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Tiradentes, localizado na rua 10, área pública 16.

A iniciativa foi criada pela fisioterapeuta Ludmilla Rodrigues Dourado, a nutricionista Mariana Cândido Fideles, a psicóloga Marianna Araújo Florêncio Calacio, a farmacêutica Juliana Gomes Pereira e a assistente social Elizângela Martins da Rocha Bastos. “Nos 10 encontros (já foram realizados 3) programados vamos trabalhar com adultos atividades físicas, práticas integrativas e complementares, noções de alimentação saudável, estímulo à inclusão social e ao bem estar psicológico e até orientações relativas aos perigos da automedicação e outros temas importantes. Queremos que nosso grupo se comprometa com uma melhor qualidade de vida  agora, no presente, e para o futuro, além de levarem informações importantes para suas famílias”, afirma Ludmilla Rodrigues.

Nos encontros do grupo, uma equipe multiprofissional desenvolve atividades com os participantes que incluem prática de atividades físicas, dinâmica de planejamento, orientações sobre alimentação saudável, orçamento familiar e mitos e verdades das dietas da moda, bem como oficina culinária, dinâmica corporal de autoestima e abordagens sobre compulsão alimentar, a importância das atividades físicas e técnicas de relaxamento. E mais: há também encaminhamento para trabalho e cursos profissionalizantes e psicoeducação em transtornos mentais, dentre outras ações.

Transformação positiva para a comunidade

Segundo a coordenadora do NASF e chefe de Redes Temáticas e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida, Bruna Aniele, o Viver Bem é um projeto que segue a essência da Atenção Primária (ou Básica) porque vai além dos atendimentos individuais (como consultas ambulatoriais e visitas domiciliares) e age na promoção da saúde e na prevenção de doenças, principalmente aquelas relacionadas à alimentação, ao sedentarismo, ao tabagismo e às dificuldades da vida cotidiana: “Atividades coletivas com acompanhamento multiprofissional, no universo da Saúde, contribuem para mudanças de comportamentos nocivos, promovem a socialização entre as pessoas, fortalecem os vínculos entre profissionais da assistência e a população e nos permitem conhecer mais e melhor os desafios e necessidades de cada comunidade. Ações assim têm o potencial de mudar permanente e positivamente, na prática, a vida das pessoas.”   

Quer saber mais e participar?

Mais informações sobre o Grupo Viver Bem do Jardim Tiradentes podem ser obtidas pelo Instagram @nasfequipe3 ou pelo whatsapp 8302-4877.

Participantes do Grupo Viver Bem em ação: atividades físicas e integração social

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)