Guarda Civil amplia canais de denúncia de depredação de espaços públicos

Por Allan David

10 de dezembro de 2019

Por Allan David

10 de dezembro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Morador pode denunciar pelos telefones 153 ou 3545-5901 e em 30 números de WhatsApp que ficarão disponíveis nas viaturas; ação é parte de projeto lançado pela corporação para preservar o patrimônio público

Se você ver alguém depredando um espaço público em Aparecida, denuncie pelos telefones 153 ou 3545-5901. Não precisa nem se identificar. A Guarda Civil Municipal (GCM) vai averiguar todas as denúncias. Essa é a principal proposta do projeto Você de olho no patrimônio público, que foi lançado nesta terça-feira, 10, pela Prefeitura de Aparecida, através da GCM.

Pichação, quebra de vidraças, furto de materiais e destruição de equipamentos são alguns dos delitos que você pode denunciar para a Guarda Civil. Se avistar algo do tipo ou qualquer outra ação suspeita, tente observar detalhes do infrator, como cor da roupa, tipo físico, cor do veículo e número de placa. Mas não se arrisque para conseguir essas informações.

As orientações foram dadas hoje durante o lançamento do projeto. A Guarda Civil garantiu que as informações repassadas pela comunidade são mantidas em absoluto sigilo, anulando qualquer risco de retaliação.

O prefeito Gustavo Mendanha disse que, a contar do trabalho “a quatro mãos” já realizado pela Prefeitura de Aparecida junto com a população, o projeto da Guarda Civil tem todas as condições para ser bem-sucedido. Ele conclamou os educadores da cidade para disseminar entre pais e alunos a cultura de preservação dos espaços públicos de Aparecida de Goiânia.

“Cuidar do patrimônio público é um dever de todos nós. A nossa união, junto com os investimentos que estamos fazendo em segurança pública, nos dará fortes ferramentas para combater, por exemplo, o tráfico de drogas e a violência contra a mulher. Assim, teremos uma cidade cada vez mais pacífica e ordeira, e em pleno desenvolvimento econômico”, avaliou Gustavo.

Ele ressaltou que o município está investindo mais de R$ 50 milhões no projeto Cidade Inteligente. Um dos braços dessa iniciativa é o reforço na segurança pública. Por isso, explicou o prefeito, Aparecida está recebendo 650 sofisticadas câmeras de videomonitoramento, além de 540 quilômetros de fibra óptica, por onde vão transitar os dados coletados pelas câmeras.

A extensão desse cabeamento em Aparecida será quase igual aos 600 quilômetros de fibra óptica espalhados por todo o estado de Goiás.

Data oportuna

A poucos dias do recesso escolar, o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Roberto Cândido, acredita que o projeto Você de olho no patrimônio público foi lançado numa época oportuna. É que, historicamente, os casos de depredação de escolas e CMEIs aumentam de modo expressivo nas férias.

Cândido lembrou, no entanto, que ações preventivas e de conscientização realizadas pela Guarda Civil junto à comunidade já resultaram na queda de 70% dos casos de depredação de unidades de ensino, nos últimos 8 meses.

“Essa campanha busca despertar a população para o interesse de ajudar a zelar do patrimônio público, ou seja, nossas praças, os bosques, escolas e unidades de saúde, por exemplo. O projeto é de suma importância, e eu acredito que a população vai abraçar essa causa”, acrescentou Cândido.

Denúncias por WhatsApp

Prefeito Gustavo Mendanha (3º à direita) e vice-prefeito Veter Martins (2º à esquerda) entregam smartphones novos para a GCM – Foto: Claudivino Antunes

Além dos telefones 153 ou 3545-5901, os moradores poderão denunciar ações suspeitas através dos grupos de WhatsApp que serão formados pela Guarda Civil. A corporação recebeu hoje da Prefeitura de Aparecida 30 celulares novos, que serão utilizados com essa finalidade. Os números de WhatsApp da GCM estarão disponíveis nas viaturas e vão funcionar 24h.

A secretária de Educação, Lazer e Juventude, Valéria Pettersen, reconheceu os resultados do trabalho da Guarda Civil. Segundo ela, nos últimos meses a corporação conseguiu recuperar mais de 80% dos materiais furtados ou roubados nas unidades de ensino da rede municipal de Aparecida.

Reconhecimento

O lançamento do projeto Você de olho no patrimônio público foi acompanhado também pelo vice-prefeito Veter Martins; por integrantes do secretariado; pelo presidente da Câmara Municipal de Aparecida, Vilmar Mariano, e por outros vereadores. Eles prestigiaram ainda uma homenagem prestada pela GCM a profissionais da Ronda Escolar.

Ao final do evento, o comandante da Guarda Civil Municipal, Weber Júnior, e os demais integrantes da corporação visitaram as instalações do novo Data Center da Prefeitura de Aparecida. Eles conhecerem em detalhes o aparato tecnológico que será colocado à disposição da Guarda no trabalho de monitoramento dos prédios públicos e de vias de grande fluxo da cidade.