Guarda Civil de Aparecida inaugura espaço que preserva história da corporação

Por Allan David

26 de agosto de 2019

Por Allan David

26 de agosto de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Galeria de ex-comandantes, entregue com participação do prefeito Gustavo Mendanha, conta trajetória de 25 anos da GCM

Toda instituição sólida preserva sua história. E não é diferente na Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia, que inaugurou nesta segunda-feira, 26, a galeria de ex-comandantes da corporação. O memorial foi aberto oficialmente pelo prefeito Gustavo Mendanha em cerimônia no Comando Geral da GCM. O ato reuniu hoje seis dos sete ex-comandantes que conduziram a Guarda Civil desde 1994, quando a corporação foi regulamentada na cidade.

“A Guarda Civil presta um bom serviço na segurança pública de Aparecida. E por isso nós estamos homenageando o legado dos profissionais que passaram pelo comando da instituição. É uma forma também de incentivar os homens e mulheres que atuam hoje na Guarda Civil, para que eles se sintam valorizados e busquem fazer sempre o melhor pelo município”, disse Gustavo.

O prefeito enalteceu a atuação da GCM. Para Gustavo Mendanha, a Guarda Civil está sendo uma das forças responsáveis pelas quedas cada vez mais significativas nos índices de violência em Aparecida. O gestor destacou que, com ajuda do trabalho da corporação, o município saiu em 2017 da lista das 100 cidades mais violentas do mundo. O relatório é elaborado pela ONG mexicana Conselho Metropolitano para Segurança Pública e Justiça Penal.

Secretário de Mobilidade e Defesa Social, Roberto Cândido ressaltou que a GCM tem buscado uma aproximação contínua com o cidadão, principalmente com os atendimentos que presta em eventos públicos na cidade. Além de prevenir e coibir situações que podem comprometer a segurança da população, a Guarda Civil faz a vigilância de mais de 700 espaços públicos de Aparecida.

Weber Júnior, atual comandante da GCM, declarou que a instituição reúne todas as condições para buscar o reconhecimento como a melhor Guarda Civil do Brasil. A corporação, cujo efetivo é de 513 agentes, recebeu diversos investimentos da administração municipal nos últimos anos. Entre eles, a implementação do plano de carreira para os servidores, remodelação dos uniformes, disponibilização de viaturas novas e cursos regulares de capacitação, como o de armamento, que é feito na atualidade.

Casa nova

Na visita feita ao quartel da GCM, o prefeito Gustavo Mendanha conheceu as novas instalações do Comando Geral. O prédio da Guarda Civil no setor Garavelo Residencial Park recebeu pintura nos ambientes interno e externo, novo paisagismo e reforma no refeitório.

As obras foram realizadas num esforço conjunto da Prefeitura, de comerciantes de Aparecida e dos próprios guardas civis. O GCM Nepumuceno é um deles. Casado com a renomada paisagista Fernanda Simão, ele conseguiu, através de sua esposa, a doação de diversos itens que compõem os novos jardins do quartel. “Me sinto muito feliz por te ajudado nessa obra, porque jardim é vida, é um espaço terapêutico, que pode até ajudar a curar doenças”, narrou o guarda.

Reconhecimento

Também nesta segunda-feira, o comando geral da GCM entregou certificados de honra ao mérito a 57 guardas civis que se destacaram neste ano no cumprimento de suas funções. A honraria, concebida regularmente na GCM, reconhece os profissionais que prestam relevantes serviços à população.

Diversas autoridades prestigiaram o evento da GCM. Entre elas, o cabo da Polícia Militar Honorino Gomes de Oliveira, que foi o primeiro comandante da Guarda Civil de Aparecida; a delegada regional da Polícia Civil na cidade, Cybelle Tristão; e o vereador Nascimento (DEM), que representou seus pares da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia.