Guarda Mirim de Aparecida promove educação ambiental no Dia Mundial da Limpeza

Por Rafael Freitas

17 de setembro de 2022

Por Rafael Freitas

17 de setembro de 2022


Foto: Claudivino Antunes

Mais de 50 crianças e adolescentes participaram da mobilização em prol da sustentabilidade e preservação ambiental. O Dia Mundial da Limpeza é comemorado em 17 de setembro e mobiliza cidades de vários países

A Guarda Mirim de Aparecida realizou na manhã deste sábado, 17, mutirão de limpeza nas imediações do Parque Bambú, no Setor Nova Cidade, em alusão ao Dia Mundial da Limpeza. A ação voluntária teve como objetivo chamar a atenção da comunidade para a importância do descarte correto do lixo e conservação da limpeza. A mobilização contou com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental.

Mais de 50 crianças e adolescentes caminharam ao redor do Parque do Bambu para recolher materiais descartados de forma incorreta pela população. Foram encontradas várias garrafas de plástico e vidro, papel, isopor, copos descartáveis, sacolinhas e fragmentos de plástico. Ao todo, 7 sacos de 100 litros ficaram cheios de resíduos.

Integrante da Guarda Mirim, Lucas Fernando de Oliveira, 15 anos, destacou a importância do Dia Mundial da Limpeza. “Foi um prazer enorme participar desse momento, onde limpamos parte do Parque Bambu na nossa comunidade. É excelente saber que os alunos estão sendo preparados para o futuro. O que aprendemos hoje são valores inesquecíveis para preservar o nosso ambiente”, afirmou.

Marcela Pereira Campos, 15 anos, participou do mutirão de limpeza e disse que gostou da iniciativa. “Para mim esse momento foi muito bom. Gostei bastante do que fizemos hoje. Essa é uma região onde a população joga muito lixo, prejudicando a vida da comunidade. As pessoas vendo o nosso trabalho é bom para que elas mudem a forma de descartar o lixo”, sublinhou.

Para Carlos Antônio Moura dos Santos, 13 anos, o mutirão foi uma oportunidade para refletir sobre preservação ambiental. “Gostei muito da experiência. Encontramos garrafas pet, papel, sacolinha e várias outras coisas. É sempre bom limpar o espaço que a gente vive, refletir sobre preservação e conversar com as pessoas para não jogar lixo nas matas, nos parques e nas ruas”.

O comandante da Guarda Mirim, inspetor Mizael Martins, afirmou que o Dia Mundial da Limpeza é uma oportunidade de conscientização ambiental. “Através desse mutirão as crianças e adolescentes aprendem boas práticas de preservação e de como fazer o descarte corretamente. A quantidade de resíduo coletado faz com que elas reflitam sobre boas formas de preservar o ambiente em que vivemos”.

Essa foi a primeira vez que Aparecida de Goiânia participou do Dia Mundial da Limpeza. A ação contou com apoio conjunto das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, do Instituto Plantadores de Água e do Comitê Aparecida Criativa.

Dia Mundial da Limpeza

O movimento une milhões de voluntários, governos e organizações em vários países para promover a limpeza dos bairros, cidades, parques e mananciais. O intuito é reforçar ao público sobre a responsabilidade socioambiental de manter os espaços limpos e bem cuidados.

O evento no país é organizado, desde 2018, pelo Instituto Limpa Brasil, instituição sem fins lucrativos, que incentiva a preservação do meio ambiente e a conscientização da população brasileira para o problema do descarte irregular do lixo urbano.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)