Guarda Municipal recepciona novos alunos na Guarda Mirim

Por Allan David

17 de março de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Aula inaugural realizada nesta sexta-feira (17) marcou a entrada de mais 17 crianças e adolescentes, que se somam aos cerca de 70 alunos beneficiados atualmente pela iniciativa

A Guarda Civil Municipal de Aparecida (GCM) realizou nesta sexta-feira (17) a aula inaugural da nova turma da Guarda Mirim, projeto social executado pela corporação desde 2011. O ato na sede da Guarda Mirim, no setor Nova Cidade, marcou a entrada de 17 alunos de 9 a 15 anos, que se juntaram aos cerca de 70 crianças e adolescentes beneficiados atualmente nas atividades gratuitas oferecidas pela GCM.

Os novos alunos da Guarda Mirim terão aulas de música, dança, futebol e outros esportes, e participarão de palestras, desfiles cívicos, passeios e diferentes ações recreativas.

Já na aula inaugural, os novatos receberam os uniformes da Guarda Mirim disponibilizados gratuitamente através de trabalho conjunto da Prefeitura de Aparecida, Secretaria Municipal de Segurança Pública, GCM e Secretaria Municipal de Assistência Social.

O estudante Daniel Veloso dos Reis, de 13 anos, era um dos mais empolgados na aula inaugural. “[Espero] aprender muitas coisas para quando eu ficar adulto, poder arrumar um trabalho mais fácil, porque eu quero ser da Polícia”, disse Daniel, morador do Colina Azul.

Comandante da Guarda Mirim, o inspetor Mizael Martins explicou que todos os alunos da Guarda Mirim são oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social. Os 17 novos integrantes da Guarda Mirim moram em bairros como Jardim Riviera, Alto Paraíso, Vila Romana, Jardim Tiradentes e Nova Cidade, além do setor Colina Azul.

“A nossa proposta aqui é encaminhar essas crianças para uma vida melhor, com a perspectiva de serem bem-sucedidas no futuro”, resumiu o inspetor Mizael.

O secretário de Segurança Pública de Aparecida, Roberto Cândido, ressaltou os princípios que a GCM busca ensinar na Guarda Mirim. “Aqui é empregada a prática esportiva, o civismo, o respeito à vida e aos idosos e a consciência ambiental. A Guarda Mirim forma cidadãos para o mercado de trabalho, para a vida e para a sociedade.”

Secretário Roberto Cândido entrega uniforme a novata da Guarda Mirim – Foto: Rodrigo Estrela

“Educação melhorou muito”, diz mãe de alunos

Mãe de três alunos da Guarda Mirim, de 10, 12 e 13 anos, a manicure Viviane Gomes Resplande contou que a trajetória dos filhos no projeto, já há três anos, despertou nos adolescentes um senso de compromisso e respeito. “A educação deles melhorou muito”, acrescentou Viviane. Ela se declarou “muito grata” à Guarda Civil Municipal.

Também prestigiaram a aula inaugural na Guarda Mirim o comandante da GCM, Weber Júnior, e a diretora da Secretaria de Assistência Social Nilza Xavier, que representou a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Aparecida, Sulnara Santana.

Atividades no contraturno escolar

Os alunos da Guarda Mirim participam das atividades do projeto social no contraturno escolar. Quem estuda à tarde, vai para a Guarda de segunda a sexta, das 8h às 11h. Os que estão na escola pela manhã, usufruem das programações da Guarda Mirim também de segunda a sexta, das 13h30 às 17h. Os alunos podem permanecer no projeto até os 16 anos.