Guardas Civis de Aparecida comemoram com festa o Dia Nacional da Guarda Municipal

Por Rafael Freitas

10 de outubro de 2018

Por Rafael Freitas

10 de outubro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Responsáveis por zelar pelo patrimônio público e assegurar a segurança nos espaços públicos da cidade, os Guardas Civis de Aparecida de Goiânia ganharam na manhã desta quarta-feira, 10, na sede da Guarda Civil, uma festa para comemorar o Dia Nacional da Guarda Municipal.

A festa em homenagem a instituição do município contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha, do comandante da Guarda Civil, Roberto Cândido, do secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa Vale, da delegada regional de Aparecida de Goiânia, Cybelle Tristão, e Polícia Militar.

Para Gustavo Mendanha, celebrar a data é lembrar-se da contribuição da Guarda Civil com a segurança pública da cidade. “Os guardas civis exercem um papel fundamental na cidade, nos prédios públicos e atuação nas ruas e praças no sentido de combater a criminalidade. Na nossa cidade, a Guarda Civil trabalha constantemente em defesa do patrimônio público e em prol da integridade do cidadão. Parabéns a Guarda Civil por esta data e por sua contribuição com a segurança de nosso município”.

Durante o evento o comandante Cândido parabenizou a corporação e contou da importância de celebrar o Dia. “A Guarda é uma instituição que veio para somar com a segurança pública dentro dos municípios e que está mais perto da população. Os guardas, empenhados nas suas funções, realizam um trabalho espetacular no sentido de garantir a segurança nos espaços públicos e contribuir com o bem-estar e defesa do cidadão”.

O secretário Luziano também destacou a importância de comemorar a data. “É por reconhecer o trabalho realizado diuturnamente pelos nossos Guardas em prol da proteção dos órgãos públicos e da população de Aparecida que realizamos essa festa hoje. Nossos mais de 500 servidores contribuem diretamente com ações para o bem-estar e dignidade do cidadão”, completou.

Ainda durante as festividades em comemoração ao Dia da Guarda Civil, que contou com café da manhã e apresentação musical da Guarda Mirim e Banda da Guarda Civil, o prefeito Gustavo Mendanha foi homenageado com um bolo em alusão  ao seu aniversário, que foi no dia 07 de outubro. Mais de cem pessoas participaram da festa.

Dia Nacional da Guarda Municipal

A data foi instituída em 2009 depois da sanção da Lei 12.066. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014 apontavam que dos 5.565 municípios do País, 993, o equivalente a 17,8%, possuem Guarda Municipal. Em Aparecida a corporação foi criada em 1993, com somente em 2005 o ingresso passou a ser por concurso público e com formação conforme Legislação Municipal. Segundo o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa, a Guarda Civil Municipal é um orgulho para os aparecidenses. “Temos conquistado visibilidade junto à segurança pública com a sociedade. Tenho muito orgulho dessa nação azul marinho, por isso é importante que a gente festeje esse orgulho municipal”.