Gustavo articula junto à Saneago soluções para o problema da falta de água em Aparecida

Por Frederico Noleto

27 de setembro de 2017

Por Frederico Noleto

27 de setembro de 2017

Foto: Carlos Alexandre

Aparecida de Goiânia, 27 de setembro de 2017 – A fim de diminuir o problema da escassez de água no município de Aparecida, o prefeito Gustavo Mendanha se reuniu na tarde desta quarta-feira (27) com o presidente da Saneago (Saneamento de Goiás), Jalles Fontoura, para cobrar celeridade no cronograma de obras na cidade. “Viemos aqui cobrar o início de obras importantes para destravar a agenda da Infraestrutura do município. Além do problema pontual da falta de água que está afetando a cidade, temos urgência na implantação da rede nos setores Retiro do Bosque e Jardim Tiradentes. Nestes setores já temos os recursos para pavimentação depositados em caixa aguardando apenas a conclusão desta obra pela Saneago para levarmos asfalto. Saímos daqui com uma resposta positiva de que a obra será iniciada até o final do ano, que é justamente o prazo que nós temos para dar início às obras” – pontua o prefeito.

O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, explica que a reunião foi satisfatória para acertar os últimos detalhes da parceria com o Governo do Estado. “Teremos total condição de cumprir o que está acordado com o Ministério das Cidades para estes dois bairros. Fechamos também um acordo para trabalharmos também, paralelamente a esta obra, para resolver o problema da falta de abastecimento nos setores Pontal Sul, Vila Oliveira e Conde dos Arcos. Desta forma  poderemos asfaltar estes bairros já no ano que vem. Trabalharemos em parceria, nas vias em que finalizarem a implantação de rede, em seguida faremos o asfalto. O ano de 2018 será aquele em que solucionaremos grandes problemas” – lembra o secretário.

Esta foi a terceira visita de Gustavo Mendanha ao presidente da empresa desde o começo de sua gestão. “São mais de R$ 20 milhões que terão de ser devolvidos à União se os canos não chegarem. Temos esta preocupação e a própria Saneago também tem. Se não executar este serviço poderá perder os recursos para sua parte da obra” – explica. O prefeito lembrou que o problema da falta de água não poupou nem mesmo a sua residência que, segundo ele, se encontrava naquele momento sem água. “A população de vários bairros de Aparecida necessita da celeridade nestas obras”.

A respeito das obras de implantação da rede nos setores Pontal Sul, Vila Oliveira e Conde dos Arcos, ficou acordado que a Saneago custeará as tubulações e a Prefeitura de Aparecida ajudará  com a mão-de-obra. “A Saneago fará a aquisição do conjunto de tubulações e nós ajudaremos abrindo as valas e realizando o assentamento da obra. Já existe água disponível na região, falta apenas instalar estar tubulações. A população destes bairros aguarda ansiosamente para o término destas obras, que são essenciais. Com isso, considero que resolvermos grandes problemas. Está tudo encaminhado para o ano de 2018” – completa Mário Vilela.

Em visita ao prefeito Gustavo Mendanha acontecida no mês de junho, Jalles Fontoura já havia afirmado que considera Aparecida de Goiânia como sendo de prioridade número um. O secretário Mário Vilela, que representou o prefeito na solenidade de inauguração do Sistema Produtor Mauro Borges no último dia 19, afirmou ainda que aguarda também a conclusão do chamado “Linhão”, a rede de interligação entre o recém inaugurado sistema produtor Mauro Borges e a Região Leste da cidade de Aparecida. “A cada dia mais e mais empresas chegam para se instalar no município, o abastecimento de água garante não apenas a vida e a qualidade de vida da população, mas também o surgimento de novas vagas de emprego. Ou seja, movimenta toda a economia” – pontua os secretário. A reunião também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Vilmar Mariano, do secretário de Articulação Política, Ricardo Roberto Teixeira (Tatá), e do ex-deputado estadual, Leo Mendanha.