Gustavo autoriza início da obra de construção do Viaduto vereador João Antônio Borges

Por Frederico Noleto

22 de maio de 2018

Por Frederico Noleto

22 de maio de 2018


Foto: Enio Medeiros

O prefeito Gustavo Mendanha assinou na manhã desta terça-feira (22) a ordem de serviço que autoriza o início das obras de construção do viaduto na Avenida São Paulo. O projeto vem para resolver o problema de mobilidade do local, que concentra o maior engarrafamento do município e um dos maiores da Região Metropolitana. Estudos realizados pela Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA) mostram que cerca de 60 mil carros trafegam pelo cruzamento diariamente.

“Esta obra trará maior mobilidade às pessoas que diariamente se deslocam entre Aparecida e Goiânia. Ela foi planejada de modo a causar o menor impacto possível no dia-a-dia de moradores, comerciantes, motoristas e pedestres. As alterações no trânsito estão organizadas por etapas, à medida em que a obra for avançando. Serão 180 dias de trabalho, prazo considerado curto levando-se em consideração o elevado grau de complexidade do projeto” – pontua o prefeito.

Gustavo salientou a participação da população em todo o processo, nas audiências e na etapa de preparação, com a retirada de totens e de recuo das interferências no passeio público; além da reunião realizada na noite desta segunda-feira, 21, antes do início das obras. “É importante que não fique qualquer dúvida para a população sobre como serão e o andamento das obras. É claro que alguns transtornos acontecem em razão de algumas alterações na rotina do local, mas os benefícios serão imensos para toda a cidade. Isso é consenso para todos” – frisa.

“Os motoristas em geral e usuários de transporte coletivo podem se tranquilizar, pois a Secretaria de Mobilidade e Defesa social está fazendo todas as intervenções para que aconteça o menor impacto possível. Como as obras serão feitas por etapas e neste primeiro momento as vias de acesso não serão fechadas de forma total, os motoristas continuarão a fazer o mesmo trajeto, conseguindo chegar em seus destinos de forma ágil. Para isso sinalizamos toda a região com 100 placas indicativas. Alguns trechos sofrerão desvios para que o transito não fique totalmente parado no local” – completa o secretário da pasta, Luziano da Costa.

O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela lembra que a obra é um desejo de toda a população de Aparecida. “Há um enorme fluxo de veículos que passam por aqui todos os dias, cerca de 30 mil e este projeto trará mais segurança do direito de ir e vir das pessoas”. Estiveram presentes à cerimônia toda a equipe de secretariado, o presidente da Câmara Municipal, vereador Vilmar Mariano (MDB), moradores, comerciantes e lideranças locais. Em sua fala, o vereador Manoel Nascimento (DEM), que é morador da região e que tem participado ativamente das reuniões com comerciantes locais, lembrou que a obra é necessária para o progresso e que se trata de um bem maior para o município. “Precisamos pensar no futuro”.

Durante seu discurso o prefeito destacou a importância da obra, que foi planejada durante a gestão do ex-prefeito Maguito Vilela. “A modernidade traz desenvolvimento e, por isso, lembro a todos que nos próximos dias estaremos licitando os novos Eixos Estruturastes Leste-Oeste, que vão propiciar maior mobilidade entre os bairros de Aparecida. Estamos dando um salto também importante com a implantação das linhas do transporte coletivo interbairros, que teve a primeira lançada na semana passada com mais de 1900 passageiros e nos próximos dias estaremos lançando as outras cinco novas linhas. Isso vai trazer mais conformo e mais agilidade para as pessoas que diariamente utilizam o transporte público” – acrescenta.

Trânsito
Luziano da Costa explica que a primeira etapa da obras prevê a construção das vias de acesso ao Viaduto vereador João Antônio Borges, na Avenida São Paulo, e durará 40 dias. “Durante os primeiros 20 dias será feito o bloqueio entre a Avenida Boa Vista e a Rua Oiapoque. Nos outros 20 dias, o bloqueio se dará do outro lado da via, no sentido oposto. Entre a Sede dos Correios e a Rua Oiapoque. Após isso, será liberada a travessia pela via nos dois sentidos. No entanto, nos primeiros 90 dias após a etapa inicial de 40 dias, não será possível cruzar a Avenida São Paulo nem pela Avenida Rudá nem pela Rua Tapajós. Nos 50 dias restantes da obra será quando de fato será construído o viaduto (trincheira) e finalizado o projeto”.

O secretário conta que após as obras serão feitos estudos sobre a possibilidade de criação de novos pontos de estacionamento na região. “Além disso, estamos totalmente integrados com a Prefeitura de Goiânia para que, quando este projeto for concluído, seja implantado um semáforo na rótula que faz intercessão com as avenidas 4ª Radial, Transbrasiliana e Rio Verde. Isso justamente para melhorar a mobilidade da região” – completa. Segundo Luziano, a implantação do semáforo será de responsabilidade da Prefeitura de Goiânia como parte do projeto de implantação do BRT.

Homenagem
Durante a cerimônia o prefeito revelou que o viaduto receberá o nome de Viaduto vereador João Antônio Borges, em homenagem ao ex-presidente da Câmara Municipal e vereador por diversos mandatos em Aparecida de Goiânia. “Sempre pensei em alguma forma de homenageá-lo e este viaduto, pela importância que terá para a história da cidade, será uma excelente oportunidade de prestarmos essa homenagem a esta homem que tanto fez por nossa cidade”- salienta Gustavo Mendanha.

Obra
O Viaduto João Antônio custará R$ 13,1 milhões e conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A previsão de término é de seis meses. O projeto foi aprovado em 2014. A obra tem o objetivo de resolver o maior gargalo do município e um dos maiores da Região Metropolitana, liberando nos dois sentidos o tráfego da Avenida São Paulo e trazendo muito mais conforto e segurança para motoristas e pedestres que passam todos os dias pela região.

Para que sejam iniciadas as perfurações e desnível do solo, necessárias para a construção do viaduto, a largura das calçadas da via no trecho entre as avenidas Rudá e 4ª Radial será diminuída para permitir a implantação das vias de acesso. Nesta fase apenas a Avenida São Paulo sofrerá intervenção direta no trânsito. Finalizada esta etapa de implantação das vias de acesso, que durará 40 dias, o tráfego das outras avenidas será bloqueado por 90 dias para possibilitar o início da próxima etapa, onde haverá a perfuração do solo e o rebaixamento da Avenida São Paulo. Ao final da obra, a via passará por debaixo do cruzamento da Avenida Rudá com a Rua Tapajós.

Para possibilitar o rebaixamento da via o canteiro central da Avenida São Paulo deixará de existir uma quadra acima e abaixo do cruzamento. O engenheiro responsável por fiscalizar a obra, Roberto Lemos, que é superintendente de Obras da Prefeitura, explica que apesar das árvores do local terem sido retiradas o projeto prevê novo paisagismo em toda a via. “Serão plantadas espécies nativas do Cerrado e isso com certeza irá minimizar todo o impacto ambiental da obra” – completa.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)