Gustavo conhece tecnologia utilizada na limpeza de bueiros e galerias pluviais

Por Rodrigo Augusto

5 de maio de 2021

Por Rodrigo Augusto

5 de maio de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

Procedimento é uma espécie de ‘endoscopia hidráulica’ que aponta problemas encontrados nas redes de galerias pluviais e de saneamento em geral

Na tarde desta terça-feira, 4, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, conheceu o sistema de vídeo inspeção robotizado utilizado na identificação de problemas estruturais em galerias pluviais e redes de saneamento.  A demonstração foi realizada pela Construtora Goldman na Avenida Rui Barbosa no Setor Solar Central Park.

A tecnologia utiliza um robô com uma câmera de vídeo acoplada para inspecionar redes de galerias pluviais e saneamento em geral. As imagens gravadas fornecem informações precisas e detalhadas de cada problema encontrado pela máquina. Assim, é possível diagnosticar rachaduras, ligações clandestinas, vazamentos e outras avarias.

Além de oferecer o serviço de inspeção, a empresa também realiza, com a utilização de um moderno sistema hidrojato, a limpeza das tubulações. “É, sem dúvida, uma tecnologia interessante é útil, pois identifica os problemas e também consegue desobstruir as redes. Estamos conhecendo o trabalho e avaliando a possibilidade de implantação em Aparecida”, disse o prefeito Gustavo Mendanha durante a apresentação.

Robô é utilizado para verificar problemas estruturais em redes pluviais e de saneamento em geral (Foto: Rodrigo Estrela)

De acordo com a empresa, a tecnologia já foi utilizada em diversas cidades e empresas brasileiras. “Todo local onde não é possível a intervenção humana nós conseguimos entrar com o robô e apontar os problemas. A cada inspeção é gerado um relatório completo detalhando com precisão a situação de cada rede”, explicou o coordenador de vídeo inspeção da Goldman Construtora.

Ainda de acordo com o representante da empresa, a tecnologia já foi utilizada na manutenção e limpeza de galerias em diversas cidades e em grandes usinas hidrelétricas no Brasil.