Gustavo e Ministro de Ciência e Tecnologia de Israel têm agenda de trabalho em Brasília

Por Thiago Marques

1 de março de 2018

Por Thiago Marques

1 de março de 2018

Foto: Divulgação

Prefeito esteve com Ofir Akunis em eventos organizados pelo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, e pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab

O prefeito Gustavo Mendanha teve uma série de compromissos em Brasília (DF), na última quarta-feira (28), ao lado do ministro da Ciência e Tecnologia de Israel, Ofir Akunis. Gustavo esteve ao lado daquela autoridade israelense a convite do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, seu amigo pessoal. O prefeito, na oportunidade, também se encontrou com o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

A primeira agenda foi na própria embaixada, onde Gustavo almoçou com o ministro Ofir Akunis e com Yossi Shelley. Nesta primeira reunião, de caráter mais reservado, o prefeito apresentou ao grupo israelense um vídeo institucional onde destacou as potencialidades econômicas da cidade que administra e onde apresentou a Praça Israel, uma área recém-inaugurada em Aparecida com mais de 12 mil metros quadrados no Parque Trindade II.

“A força, as tradições e a modernidade de Israel inspiram a nossa cidade. Inspiram e incentivam nosso crescimento, nosso desenvolvimento e nos faz querer levar cada vez mais qualidade de vida para a população”, enfatizou Gustavo ao público presente.

O prefeito entende que esta agenda em Brasília é mais um passo na boa relação que ele quer que sua gestão tenha com as diversas autoridades israelenses e que já resultou, inclusive, na ida dele àquele país para articular a vinda de empresas e de investidores para Aparecida de Goiânia. “Há projetos interessantíssimos em Israel que podem ser perfeitamente replicados em nossa cidade, com adaptações à nossa realidade”, pontua Gustavo.

Congresso Nacional
Na sequência, o prefeito de Aparecida seguiu para o Congresso Nacional, onde participou como convidado de uma palestra realizada no Senado Federal, pelo ministro Ofir Akunis, intitulada “Cooperação Científica e Tecnológica entre Brasil e Israel”.

Gustavo também testemunhou, desta vez na Esplanada dos Ministérios, em um evento capitaneado pelo ministro Gilberto Kassab, a assinatura de um acordo de cooperação internacional entre os dois países. “Estão inseridas, neste protocolo, áreas como tecnologias da informação, engenharia, robótica e recursos hídricos, entre outras”, conta o prefeito.

Com a assinatura do protocolo, será instituído um fórum bilateral para definir as áreas de atuação, as metas e os planos de ação entre as nações. Em maio, uma delegação brasileira embarca para Israel, quando ocorre a primeira reunião de instalação desse fórum permanente.

Gustavo ainda teve oportunidade de despachar com o ministro Gilberto Kassab, que se comprometeu a viabilizar, para Aparecida de Goiânia, um projeto que prevê fácil acesso a internet por parte da população.