Gustavo e ministro do Desenvolvimento Regional entregam 208 apartamentos do Agenor Modesto I em Aparecida

Por Rodrigo Augusto

17 de dezembro de 2021

Por Rodrigo Augusto

17 de dezembro de 2021

Foto: Rodrigo Estrela e Ênio Medeiros

Famílias beneficiadas comemoram realização do sonho da casa própria e já poderão se mudar para o condomínio na próxima semana

Na tarde desta sexta-feira, 17, as 208 famílias contempladas com uma unidade habitacional, cada, no Condomínio Residencial Agenor Modesto I receberam as chaves de seus respectivos apartamentos. A definição dos blocos e número dos apartamentos onde cada família vai morar já a partir da próxima semana foi feita por sorteio realizado na última segunda-feira, 13.

Com a entrega das chaves, as famílias beneficiadas iniciam uma nova etapa em suas vidas, realizando o sonho de conquistar a casa própria que representa maior dignidade, segurança e estabilidade. O empreendimento foi financiado pelo Governo Federal, através do Casa Verde e Amarela, com parceria com a Prefeitura de Aparecida e Governo de Goiás.

As famílias contempladas corresponderam aos critérios socioeconômicos estabelecidos em edital e apresentaram documentação comprobatória, cumprindo exigências legais estabelecidas pelo Governo Federal, Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Caixa Econômica Federal.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, destacou a importância da casa própria. “Estamos beneficiando mais de 200 famílias com a casa própria. Colocamos para nossa equipe da secretaria de Habitação uma meta: entregar as moradias antes do Natal e ela foi cumprida. Aqui, as famílias poderão viver com muita dignidade e segurança, pois o condomínio conta com área de convivência, estacionamento e outros equipamentos que vão proporcionar o bem-estar de todas as famílias. É um dia histórico para as famílias beneficiadas e também para todos nós da gestão”, pontuou.

A tarde desta sexta-feira ficará para sempre na memória de muitas famílias que por muito tempo tiveram que se privar de muitas coisas para pagar um lugar para morar. “É uma emoção inexplicável, meu coração está acelerado até agora. Eu falei que iria acreditar só com a chave na mão, mas até agora não estou acreditando; graças a Deus deu tudo certo”, disse Natália dos Santos Ribeiro, que recebeu do prefeito Gustavo Mendanha as chaves do apartamento, onde vai morar com o filho Júlio César.

Família comemora realização do sonho da casa própria (Foto: Enio Medeiros)

Pai de quatro filhos, o tapeceiro Laurêncio Rodrigues Lima festeja a casa própria. “É bom demais e a maior alegria depois de tantas dificuldades que enfrentamos nesta pandemia e, agora, somos presenteados após muitos anos pagando aluguel. É um presentão de Natal”, disse o futuro morador do apartamento 404, do Bloco 3, que pagava R$ 900 de aluguel para morar com a família no Jardim Olímpico na Região Leste de Aparecida.

O secretário municipal de Habitação, Willian Panda, destacou que o condomínio está localizado em uma região privilegiada. “Aqui, as famílias estarão próximas de escolas, unidades de saúde, universidades, do polo empresarial e bem próximas do Centro. Os moradores terão qualidade de vida e toda infraestrutura. E ressaltamos que as famílias beneficiadas atenderam aos critérios do Programa Casa Verde e Amarela e também exigências municipais”, lembrou.

A preocupação com aluguel acabou para a babá Marli Carneiro da Silva. “Muito bonito tudo isso aqui. Pagar aluguel é muito difícil. Agora é trabalhar e pagar direitinho minha casa. Meu sonho era ter uma casa que nunca tive”, disse com em tom de comemoração.

Para a diarista Elisa Santos Souza aluguel é coisa do passado. (Foto: Enio Medeiros)

Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, enfatizou que o Governo Federal trabalha para ampliar o acesso à casa própria para milhões de famílias brasileiras. “Mesmo diante da pandemia, o governo segue entregando novas unidades habitacionais e também concluindo e lançando novas obras. Estamos empenhados para levar este benefício para brasileiros em todas as regiões do País”, salientou ele que parabenizou o Prefeito Gustavo Mendanha pela excelente gestão a gente da prefeitura.

Também prestigiaram a solenidade de entrega dos apartamentos os deputados federais João Campos e Alcides Ribeiro, o deputado estadual Alisson Lima, secretários municipais, vereadores, ex-vereadores e lideranças comunitárias da região. O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Pedro Sales também participou da solenidade de inauguração e entrega das chaves do Residencial Agenor Modesto. “Parabéns a todos os moradores pela tão sonhada Casa Própria”.

Residencial Agenor Modesto I

O conjunto habitacional Residencial Agenor Modesto I foi construído em parceria entre a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Habitação, do Governo de Goiás, por meio da Agencia Goiana de Habitação (Agehab) e do Governo Federal, através do Programa Casa Verde e Amarela e Caixa Econômica Federal.

O Empreendimento está localizado na Mucuri com Nelson da Silveira, APM 01, Quadra 01, na região central de Aparecida de Goiânia. Com 12,5 mil m² quadrados de área construída, o Residencial Agenor Modesto I possui 208 apartamentos verticais distribuídos em 13 torres com quatro apartamentos por andar.

Cada apartamento possui área de 46 m², com dois quartos, um banheiro, sala, cozinha integrada, área de serviço e varanda. O condomínio conta com salão de eventos, churrasqueira, playground, quadra poliesportiva, garagem e área externa.

As moradias atenderão famílias na faixa 1 de renda, do antigo Programa Minha Casa, Minha Vida, substituído pelo Casa Verde e Amarela, com parcelas que variam de R$ 80 a R$ 270, em financiamento de 10 anos junto à Caixa.

Apartamentos contam com 46m² distribuídos em sala , cozinha , dois quartos e varanda (Foto: Enio Medeiros)