Gustavo lidera reunião que acerta detalhes para implantação de novas linhas de ônibus em Aparecida

Por Rodrigo Augusto

9 de maio de 2018

Por Rodrigo Augusto

9 de maio de 2018


Foto: Claudivino Antunes

Novos itinerários irão ligar regiões extremas da cidade, beneficiando milhares de usuários do transporte coletivo na cidade

Com objetivo de acertar os últimos detalhes para a implantação de seis novas linhas do transporte coletivo em Aparecida de Goiânia, o prefeito Gustavo Mendanha recebeu na tarde desta terça-feira, 09, no Paço Municipal, representantes da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), RedeMob Consórcio, Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo (SET) e todo secretariado da gestão municipal. Durante o encontro foram apresentados os novos itinerários e demais mudanças com a finalidade de melhorar a qualidade do serviço prestado à população aparecidense, facilitando a locomoção de milhares de pessoas entre as diversas regiões da cidade.

A RMTC Aparecida, que será implantada gradativamente, é fruto de diversos estudos técnicos que apontaram para a necessidade de novas linhas capazes de reduzir o tempo das viagens, melhorando a qualidade de vida das pessoas que utilizam o ônibus diariamente como meio de transporte. O projeto prevê ainda que o usuário possa se locomover de um extremo ao outro do município sem realizar baldeações nos terminais, ampliando o número de bairros e passageiros atendidos pela rede.

“Esse trabalho foi construído após estudarmos o transporte público em nossa cidade. Realizamos pesquisas que apontaram que as linhas interbairros são fundamentais para nossa população. Nos últimos anos, nossa economia e nossa população cresceram muito, demonstrando que precisamos implantar mudanças para melhorarmos a vida das pessoas que utilizam o sistema público de transporte”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha que também é presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC).

As novas linhas que serão implantadas em Aparecida são: 970 – Terminal Araguaia/Santa Luzia – via Parque Industrial; 972 Terminal Maranata/Terminal Araguaia; 973 – Terminal Maranata/ Jardim Tiradentes/ Terminal Cruzeiro; 971 – Terminal Garavelo/Terminal Veiga Jardim/ Terminal Araguaia – via Polo Empresarial; 974 – Terminal Cruzeiro/ Santa Luzia – via Buriti Shopping e 975 – Terminal Veiga Jardim/ Centro /Parque Industrial.

De acordo com o diretor executivo da RedeMob, Leomar Avelino, as novas linhas serão implantadas gradativamente, etapa por etapa, à medida que cada itinerário for avaliado pela população. “O prefeito Gustavo Mendanha tem cobrado as melhorias no transporte público para Aparecida e hoje trouxemos uma proposta para iniciarmos esse processo. Mudanças e adaptações serão realizadas sempre que necessário para melhor atendermos o usuário do transporte coletivo nas cidades”, pontuou.

A transformação socioeconômica que Aparecida experimentou nos últimos dez anos também contribuiu para a elaboração do projeto de melhoria do transporte público. Com mais de 40 mil empresas ativas, cinco polos industriais, diversas universidades e mais de 600 mil habitantes a cidade necessita de locomoção pública de qualidade. “Nós estamos iniciando a implantação de uma rede voltada para a cidade e não mais para Goiânia. Hoje, Aparecida de Goiânia é um município independente onde as pessoas que utilizam o ônibus precisam de maior mobilidade. Essa iniciativa não prejudica quem precisa ir à Capital, ao contrário, vamos melhorar o deslocamento interno, que é nosso foco, sem nenhum prejuízo para as linhas já existentes”, enfatizou Leomar Avelino.

Abrigos

Durante a reunião, a secretaria municipal de Educação e interina de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen, anunciou que a Prefeitura de Aparecida está licitando os novos abrigos para embarque e desembarque dos passageiros do transporte coletivo. “Estamos concluindo o processo burocrático e , em breve, iremos começar a instalação dos novos pontos, garantindo assim mais comodidade ao usuário, protegendo-o do sol forte e das chuvas”, disse.

Números

Dos 18 municípios que integram a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo, Aparecida de Goiânia é responsável por 17% das viagens diárias que são distribuídas pela RMTC, ficando atrás apenas de Goiânia que abrange 74% do total. No município, são realizadas todos os dias 101 mil deslocamentos nos mais de 1.105 km de extensão de linhas que recebem o serviço. A cidade conta ainda com 1.285 pontos de embarque e desembarque, 22 linhas que fazem ligação com Goiânia, 46 linhas alimentadoras e dez estruturantes, seis terminais de integração, ofertando mais de 550 mil lugares nos dias úteis.

Lançamento da RMTC Aparecida

Formada pelo conjunto de linhas alimentadoras e estruturantes locais do transporte público, a RMTC Aparecida – submarca da RMTC – será lançada oficialmente na próxima terça-feira, 15, na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), às 8h30. Mesmo com a criação da RMTC Aparecida, a cidade permanece integrada na rede única e os cidadãos aparecidenses continuarão viajando de forma integrada pelos 18 municípios da Região Metropolitana de Goiânia.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)