Gustavo Medanha participa da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos

Por Rafael Freitas

7 de maio de 2018

Foto: João Vieira e João Laet

Mais de 70 prefeitos participaram da plenária que antecede a reunião com os presidenciáveis que será realizada nesta terça-feira, 08

O prefeito Gustavo Mendanha, acompanhado do secretário da Fazenda, André Rosa, participa nesta semana da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Os eventos e reuniões estão sendo realizadas desde o último domingo, 06, na cidade de Nitéroi (RJ). Mais de 150 prefeitos de capitais e regiões metropolitanas são esperados no evento que acontece até esta terça-feira, 08.

Na tarde desta segunda-feira, 07, em reunião com mais de 70 prefeitos, sendo 18 de capitais, foram discutidos assuntos sobre melhores condições estruturais e investimentos públicos paras os municípios brasileiros.  O prefeito Gustavo Mendanha, que ocupa a vice-presidência da FNP, teve papel de destaque no debateapresentendo as dificuldades vividas pelos municipios de Goiás.

“Não se trata apenas de recursos, mas também sobre a liberação de condições para elaboração de projetos para investimentos em infraestrutura, capacitação técnica de gestores públicos e outras demandas de relevância para as cidades”, destacou Gustavo Mendanha.

Nesta terça-feira, 8, último dia da Reunião, os prefeitos vão apresentar uma carta das cidades aos presidenciáveis. “Na carta estarão reivindicações e pautas fundamentais para o desenvolvimento dos municípios que tem como norte questões voltadas para educação, saúde, segurança e emprego que são as urgências dos municípios atualmente”, sublinhou o prefeito.

Além desses temas pautas como metologia de endividamento dos municípios (dificuldade para financiamentos), mudança de análise da capacidade de pagamento e fórmula de cálculos também farão parte do documento para os candidatos à presidência deste ano. Gustavo Mendanha salientou ainda que será apresentado aos presidenciáveis a chamada política de investimento.

Onze pré-candidatos confirmaram presença no Diálogo com Presidenciáveis, são eles:Henrique Meirelles (MDB),Geraldo Alckmin (PSDB), Álvaro Dias (Podemos), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Aldo Rebelo (Solidariedade), Guilherme Afif (PSD),  Guilherme Boulos (PSol), Manuella Davilla (PCdoB), Paulo Rabello (PSC),  Rodrigo Maia (DEM) estão confirmados para o encontro com os prefeitos.

Programação –Além da tradicional reunião de prefeitos e do debate com os presidenciáveis, a 73ª Reunião Geral da FNP também irá contemplar uma programação para os projetos desenvolvidos pela entidade e seus parceiros. Oficinas e reuniões paralelas de Fóruns e Redes de Secretários Municipais também estão previstas.