Gustavo Mendanha acompanha teste de caminhão de varrição que começa a operar na cidade

Por Rafael Freitas

17 de maio de 2018

Por Rafael Freitas

17 de maio de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Primeiro equipamento inovador em Goiás começa operar em período experimental em Aparecida de Goiânia e propõe agilidade em varrição e limpeza urbana

O prefeito Gustavo Mendanha acompanhou no final da tarde desta quarta-feira, 17, a apresentação do caminhão de varrição – varredeira Johnston VT-651 -, que irá funcionar em período experimental no período noturno, auxiliando o serviço dos trabalhadores urbanos na limpeza das ruas principais da cidade. Ao observar o funcionamento da máquina, Gustavo disse que esta é uma novidade tecnológica que poderá proporcionar maior eficiência no serviço de limpeza das vias do município.

“Eu havia visto um caminhão como este na Europa e procurei saber um pouco mais até mesmo para tentar trazer este serviço para a cidade. Então aproveitamos a oportunidade de teste oferecido pela empresa que realiza a coleta de resíduos sólidos  e que nos propôs eficiência na limpeza e cooperação nos trabalhos dos garis”, destacou o prefeito afirmando que o tempo experimental do equipamento será de dois meses.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Passaglia, o caminhão de varrição irá proporcionar maior agilidade nos serviços do município, sendo uma alternativa inteligente e inovadora. “A expectativa é que o equipamento, em forma de teste, venha inovar e implementar uma nova prática de limpeza urbana em Aparecida. Assim estamos acompanhando o projeto do prefeito Gustavo Mendanha em transformar Aparecida em uma cidade inteligente, buscando inovações para realizar o serviço de forma eficiente”, comentou Fábio”, destacou.

Morador do setor Village Garavelo, Marcos Martins acompanhou a primeira limpeza com a varredeira na porta de sua casa e elogiou o equipamento. “Eu acredito que a tecnologia está avançando e o uso deste caminhão será muito bem aproveitado na cidade. Temos que aceitar esse progresso porque nossa cidade cresceu muito e merece ações inovadoras”, disse Marcos.

O representante da Ambiental Representação, Rodrigo Abrantes, proprietário da máquina de varrição de rua esteve presente no ponta pé inicial dos trabalhos de limpeza e ressaltou que Aparecida de Goiânia é a primeira cidade de Goiás a utilizar esta tecnologia. “Aparecida de Goiânia está saindo na frente em Goiás, sendo a primeira cidade a receber um equipamento de ponta e inovador que será testado nas ruas da cidade. O caminhão fará varrição, lavagem de fachada de prédios públicos, limpeza de bueiros e capinadeira – capina de matos nas beiras de meio-fio”, enfatizou Rodrigo.

Equipamento  – O caminhão VT-651 fornece o equilíbrio ideal entre desempenho, impacto ambiental e baixo custo de aquisição, com dispositivos para atender aos mais variados ambientes – benefícios que tornaram a máquina conhecida em todo o mundo. Além de possibilitar uma variação de 1200 rpm a 2000 rpm, pode operar em ambientes urbanos com rotações mais baixas. Quando o ambiente se encontra com uma quantidade de detritos mais compactada, o motor fornece potência suficiente para que os detritos sejam sugados. O caminhão varre, suga, limpa, coleta resíduos  e lava. Existem três possibilidades de varrição, com a vassoura direita ou esquerda, possibilitando uma largura de varrição de até 2,40 metros, ou com varrição simultânea, possibilitando a largura de varrição de até 3,60 metros.