Gustavo Mendanha apresenta demandas de Aparecida a governador Ronaldo Caiado

Por Daniela Ribeiro

30 de janeiro de 2020

Foto: Rodrigo Estrela

O gestor apresentou ainda o projeto Cidade Inteligente que implantará 540 km de fibra ótica em toda a cidade, além de 600 câmeras de videomonitoramento que ajudarão a coibir a criminalidade no município

O prefeito Gustavo Mendanha se reuniu na tarde desta quinta-feira, 30, com o governador Ronaldo Caiado. Em sua primeira agenda oficial no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o gestor municipal apresentou diversas demandas de Aparecida de Goiânia, que são importantes para a continuidade no crescimento e desenvolvimento da cidade e também para melhoria da vida dos moradores. Entre os assuntos conversados estava Segurança Pública, Saúde e Industrialização.

“Aparecida tem hoje quase 600 mil habitantes, respiramos crescimento econômico e social, que transformam a realidade da cidade e dá orgulho aos aparecidenses. Por isso estamos aqui hoje para solicitar, por meio de parcerias com o governo do Estado, ações que ajudarão ainda mais neste desenvolvimento, e quem sairá ganhando é sempre a população”, comentou o prefeito Gustavo Mendanha.

Na área da Saúde, o gestor municipal explanou ao governador que coloca à disposição do Estado duas importantes unidades de saúde, que são o Hospital Municipal de Aparecida e Centro de Especialidades. “Nesses dois locais podemos firmar uma parceria para que governo realize procedimentos que ajudam no atendimento e redução das filas de espera. Além disso, pedimos um apoio para que converse com o Ministro da Saúde, para aporte de verbas e assim, o HMAP funcionar em sua totalidade o mais breve possível”.

Outro ponto abordado pelo prefeito Gustavo Mendanha foi Segurança Pública, onde solicitou acesso ao banco de dados da Polícia Civil pelo Data Center e dando com isso maior eficiência para o projeto Olhos de Águia, que está dentro do programa Cidade Inteligente, que instalará 600 câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial, facilitando o reconhecimento de criminosos em dívida com a justiça. “Também queremos pedir que aumente o efetivo de policiais na cidade e troque de local o Semi Aberto”, ponderou.

Com a retirada do Sistema Semi Aberto, Gustavo explanou que melhorará a segurança na Região Leste do município e também será facilitada a instalação de novos polos industriais, que gerarão emprego e renda para a população e o município. “Temos o Complexo Estadual Metropolitano que também precisa entrar em funcionamento, e a retirada do Semi Aberto de onde está hoje, sendo instalado mais próximo ao Complexo Prisional, vai atrair ainda mais empresas”, pontuou o gestor municipal.

Outros pontos abordados foram a reforma das escolas estaduais que ainda são de placa e a transferência dos Ginásios de Esporte do Estado para a gestão do município. “Queremos destinar esses espaços para a prática de atividades esportivas por crianças e adultos, com acompanhamento de profissionais qualificados sem cobrar nada por isso”, salientou o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, do vice-prefeito Veter Martins e do secretariado municipal.

O governador Ronaldo Caiado ouviu atentamente todas as demandas repassadas pelo prefeito Gustavo Mendanha e destacou que irá se reunir com sua equipe para atender todas elas. “Quero aqui primeiramente agradecer a recepção que tive na Prefeitura em dezembro e dizer que o estado está à disposição do município de Aparecida para firmar as parcerias que forem necessárias. A cidade saiu de um patamar de alojamento e é hoje referência em educação, emprego e saúde, sendo hoje a maior cidade do Estado depois da capital. E esse crescimento acumulou alguns problemas, mas hoje sua população é orgulhosa de onde vive”, disse.

Caiado, que também estava acompanhado do seu secretariado e do vice-governador, Lincoln Tejota, ressaltou que Aparecida tem nele um aliado para melhorar a qualidade de vida do povo goiano. “Hoje já estamos iniciando uma obra de importância ímpar para a cidade que é a construção do Linhão. A Saneago construirá centenas de quilômetros de ramais levando a água e esgoto para mais de 130 mil residências da cidade”, finalizou ele que recebeu das mãos do prefeito, um presente, uma réplica da Igreja Nossa Senhora Aparecida feita por um artesão aparecidense.

Cidade Inteligente – Na oportunidade o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, professor Cleomar Rocha apresentou o Projeto Cidade Inteligente para o governador Ronaldo Caiado e seu secretariado. O projeto, que já está em fase de execução, busca realizar ações eficazes na construção de uma cidade conectada, universalizando todos os setores da administração pública e da sociedade, resultando em uma maior eficiência da gestão pública e melhor prestação de serviço de Educação, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Serviço Social, Trabalho e Renda, gerando desenvolvimento econômico e social para o município.

A fase inicial do Cidade Digital, programa que faz parte do Cidade Inteligente, abrange 4 ações principais: a instalação de 540 km de fibra óptica, a ampliação do videomonitoramento da cidade com aquisição de 600 câmeras com olhos de águia com reconhecimento facial e de placas, implantação de 200 pontos de acesso livre e gratuito à Internet, e contratação de um data center próprio para o controle de gastos públicos. O investimento será de R$ 56 milhões. O objetivo é desenvolver serviços inteligentes que correspondam todas as necessidades de Aparecida.