Gustavo Mendanha destaca, em entrevista, implantação do novo sistema de governança na administração municipal

Por Rafael Freitas

5 de setembro de 2018

Por Rafael Freitas

5 de setembro de 2018

Foto: Arquivo/secom

O prefeito Gustavo Mendanha concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira, 5, a TV CNM da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília, para discutir os aspectos de governança pública. Desenvolvida pela UNB a ferramenta tem como principal objetivo auxiliar o gestor público a se comunicar com órgãos de fiscalização externa, apontando detalhadamente a utilização dos recursos públicos em cada departamento da administração municipal. O projeto engloba um novo sistema de metologia de custos da administração pública e que visa as boas práticas para investimento nos municípios.

Durante entrevista ao apresentador Maurício Zanin, Gustavo Mendanha destacou que o projeto será executado em convênio com a Universidade de Brasília (UnB), a CNM e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). “Nos últimos anos temos conseguido fazer investimentos importantes para o desenvolvimento da cidade e isso propiciou um avanço em todas as áreas. O que nós queremos agora é controlar os gastos com mais eficiência para melhor aplicar os nossos recursos.  Os governantes precisam saber aplicar e a população precisa saber onde temos gastado. Essa parceria com a Unb e TCM vai ser importante tanto para avaliar os gestores quanto para dar transparência dos atos públicos”.

O professor da UNB Marílson Dantas, que também participou da entrevista, destacou que o projeto possibilita a análise crítica junto à comunidade acadêmica – pesquisadores, professores, estudantes – e sociedade civil, promovendo estudos sobre características da contabilidade dos municípios, em seus aspectos metodológicos, e propor práticas de governança que deem eficiência a gestão pública municipal. “As ações de governança é exatamente você dar organização as melhores práticas de gestão. Com o diagnóstico dos dados da contabilidade da gestão municipal, o prefeito terá uma ferramenta para colaborar com a cultura dos gastos. E a nossa proposta é validar e dar apoio a gestão, com núcleo de pesquisa e apoio tecnológico para o gestor”, explicou.

Resultado de estudos técnicos, o projeto desenvolvido pela UNB permite ao gestor público avaliar e comparar informações relacionadas à aplicação de recursos, possibilitando economia e correções para melhores práticas da gestão. Durante entrevista ao canal, Gustavo Mendanha destacou que o projeto revolucionará a gestão pública municipal. “A minha vontade é reduzir despesas para investir cada vez mais. Aparecida de Goiânia será protagonista desse projeto que além de revolucionar as práticas da gestão irá colocar as informações da contabilidade pública a disposição do TCM”, afirmou o prefeito. A partir dos dados de Aparecida serão desenvolvidas metodologias de auditoria de custos e novas métodos de controle dos provimentos públicos.

Segundo Marílson Dantas a metodologia também visa dar transparência aos atos públicos. “O Sistema permitirá aos gestores de Aparecida medir e comparar como os recursos públicos estão sendo aplicados e, a partir disso, identificar as melhores práticas de gestão. A população também ficará informada sobre como o dinheiro da administração está sendo aplicado”. Para Gustavo Mendanha, o uso desta ferramenta resultará em benefícios para a população da cidade. “Além de revolucionar as práticas da gestão pública e participar do projeto, podemos ainda melhorar a qualidade de vida do cidadão”, afirmou.

Na frente

Aparecida de Goiânia será a primeira cidade da Região Centro-Oeste e a segunda no Brasil a utilizar o sistema desenvolvido pela UNB. Fruto de mais de 10 anos de pesquisa, o sistema desenvolvido pela Universidade permite ao gestor público avaliar e comparar informações relacionadas à aplicação de recursos, possibilitando ajustes e correções para melhor utilização do dinheiro público.”O programa poderá ser o principal instrumento de transparência da gestão pública e Aparecida sai na frente mais uma vez ao buscar esse convênio”, comentou Gustavo Mendanha.

O modelo está em vigor desde 20 de julho, quando foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do município e os resultados serão acompanhados por meio de reuniões quinzenais para avaliação do desempenho do sistema. Conforme o projeto, uma governança baseada em custos implementa uma medida de avaliação comparável que identifica as melhores práticas, aplicados à União, Estado e Municípios respeitando a autonomia de cada um. O sistema é implantado desde o primeiro nível da gestão, no caso o prefeito, até o último nível dos cargos efetivos e comissionados.