Gustavo Mendanha e famílias contempladas com apartamentos visitam o Residencial Buriti Sereno

Por Rafael Freitas

27 de novembro de 2018

Por Rafael Freitas

27 de novembro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Prontos para receber os novos moradores, os prédios do Residencial Buriti Sereno começa a receber nesta semana a visita dos beneficiados com a moradia popular. Na tarde desta terça-feira, 27, o prefeito Gustavo Mendanha visitou os 16 blocos habitacionais com o objetivo de inspecionar a qualidade estruturante do residencial e garantir que as famílias contempladas com o benefício vivam em condições de segurança e dignidade em seus apartamentos. No total, 832 famílias foram beneficiadas com as unidades do empreendimento.

Para o prefeito, o benefício irá melhorar a qualidade de vida das pessoas contempladas. “Centenas de famílias que antes não tinham casa própria, que moravam em condições precárias ou que pagavam aluguel, agora terão os seus apartamentos. Cada unidade corresponde aquilo que desejávamos para cada uma delas. Com estrutura adequada e conforto, os beneficiários terão melhores condições de vida e, claro, a felicidade e garantia de morar num apartamento que é seu”, sublinhou Gustavo Mendanha ao percorrer os prédios.

Uma das beneficiadas do programa habitacional, Daniela Cristina Noronha conta que mora de aluguel no Setor Garavelo e chorou ao conhecer o empreendimento em que vai morar. “Estou muito feliz por essa conquista que é a realização de um sonho. Eu não imaginava que minha vida fosse mudar tanto ao conseguir o meu próprio lugar para morar”, comemorou ela bem emocionada ao lado do prefeito Gustavo Mendanha.

Dayane Kately Cirilo mora em uma casa emprestada no Bairro Independência Mansões com o filho Davi Henrique que tem microcefalia. Ela também foi contemplada com um apartamento e conheceu a unidade em que vai morar com o filho. “Valeu os desafios que enfrentei para conseguir minha própria moradia e em breve estarei morando aqui no meu próprio apartamento. Isso só aumenta minha felicidade”, afirmou.

Vistoria das famílias – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia e a Agência Goiana de Habitação (Agehab) estão convocando as 832 famílias beneficiárias do Residencial Buriti Sereno para vistoriar os apartamentos. As vistorias começaram ontem, 26, e vão até o dia 4 de dezembro. Os contemplados devem comparecer no residencial na data e horário agendados, de acordo com o cronograma publicado no site da Agehab. O atendimento das famílias está sendo realizado pela equipe de habitação da Prefeitura de Aparecida e de engenheiros da construtora responsável, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, exclusivamente para beneficiários dos condomínios I, II e III.

“A vistoria é fundamental para que os futuros moradores possam identificar possíveis falhas internas ou estruturais para correção antes da entrega das chaves, prevista para acontecer até o final de dezembro”, afirma a secretária executiva de Habitação, Fernanda Abreu. No final da visita, o beneficiário assina um Termo de Vistoria, onde declara que o apartamento está dentro da perspectiva ou se tem falhas para que possam ser corrigidas pela construtora da obra.

Investimento e sorteio – A Agehab, Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizaram no último dia 22 sorteio de endereços do Residencial Buriti Sereno, em solenidade com a presença das famílias. O valor total da obra foi de R$ 66,6 milhões, em parceria com o Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal. As famílias vão pagar prestações que variam de R$ 80,00 a R$ 270 reais, em financiamento de 10 anos.

Habitação – O Residencial Buriti Sereno conta com 832 apartamentos, sendo que a Prefeitura de Aparecida ficou responsável pela seleção de 500 famílias e a Agência Goiana de Habitação (Agehab) pelas 332 unidades restantes. Os apartamentos possuem 41,39 metros quadrados – com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço –, distribuídos em 52 torres de quatro andares, com 16 unidades em cada torre, na Avenida 100-A, esquina com Avenida das Nações, no Bairro Itapuã que faz divisa com o Jardim Buriti Sereno, neste município. A obra foi financiada pelo governo federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, e com investimentos do governo estadual e municipal.