Cultura ganha novo palco para grandes apresentações em Aparecida

Por Solange Araújo

25 de março de 2022

Por Solange Araújo

25 de março de 2022

Foto: Rodrigo Estrela

A noite desta quinta-feira, 24, ficará marcada na memória de muitos aparecidenses. O Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, situado no Residencial Solar Central Park, dedicado a produções teatrais e diversos tipos de manifestações artísticas, foi oficialmente entregue aos moradores.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, do vice-prefeito Vilmar Mariano, secretário de Cultura, Avelino Marinho; vereadores, além de fazedores de cultura do município.

A família do homenageado, também prestigiou o evento. Carmem da Costa mãe do cantor Leandro, que dá o nome ao espaço; Alessandro Costa e Leandro Costa, irmão e filho do homenageado, respectivamente, se emocionaram na ocasião com as diversas homenagens ao cantor sertanejo.

Gustavo Mendanha afirmou que o espaço é um presente para a cidade. “Tenho certeza que aqui teremos grandes encontros da música, do teatro. E é um anfiteatro que vai servir não só a população de Aparecida, mas também aos eventos da prefeitura a partir de agora”, afirmou.

O anfiteatro será palco de grandes atrações culturais, como concertos, teatros, dança, artes, simpósios, seminários e encontros artísticos. “Esse empreendimento cultural vem para valorizar Aparecida. É exclusivamente dedicado ao povo aparecidense. Estamos com as portas abertas para receber grandes espetáculos e shows a nível estadual, nacional e até internacional”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Avelino Marinho.

“O anfiteatro é mais um presente da Prefeitura à população. Além disso, é uma grande homenagem ao cantor Leandro, um grande nome da música sertaneja e também a dona Carmem, que tem uma casa de apoio na nossa cidade”, afirmou o vice-prefeito, Vilmar Mariano.

Noite de homenagens

Em homenagem ao cantor sertanejo Leandro, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia nominou o novo espaço cultural com o nome do músico. A homenagem foi oficializada por meio da Lei Municipal Nº 3.606/2021, que denomina o Anfiteatro Municipal como Luiz José Costa (Leandro). De autoria do Executivo Municipal, a lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Gustavo Mendanha em 19 de abril.

“A gente fica feliz e ao mesmo tempo triste. Mas, sou muito grata por essa homenagem ao Leandro. Estou me sentindo feliz, com o coração leve”, comentou Dona Carmem, mãe do homenageado, que ficou emocionada ao presenciar as homenagens em memória ao filho. Alessandro Costa, irmão do cantor Leandro, declarou que o espaço manterá viva a imagem do irmão. “Aqui o Leandro viverá na forma de música, de teatro e da cultura em geral”, afirmou.

Na ocasião o prefeito Gustavo Mendanha, lembrou do ex-prefeito Maguito Vilela. “Esse é um presente pra toda a cidade. É uma obra que foi iniciada no governo Maguito, tenho que lembrar sempre o que ele fez por essa cidade e hoje tenho a oportunidade de entregar essa obra, também em sua memória”, pontou.

A emoção ficou por conta da Banda Sinfônica, composta por alunos da Escola de Música de Aparecida. A banda tocou grandes sucessos da dupla Leandro e Leonardo.

Estrutura do Anfiteatro

Com capacidade para receber um público de 650 pessoas, o Anfiteatro Municipal Luiz José Costa é equipado para realização de festivais, apresentações de teatro, encontros artísticos, shows musicais, workshops, seminários e formaturas.

O produtor teatral, John de Jesus Santos, conhecido como John John do Teatro, comenta sobre a expectativa em se apresentar no palco do anfiteatro. ” A expectativa é tremenda. É um sonho realizado. Aparecida de fato merece esse espaço e com certeza isso vai ser um marco na história”, disse.

O local possui 2,1 mil m² de área edificada com piso superior e inferior com acessibilidade, sistema de iluminação especial e sonorização acústica, elevador, palco, camarim, banheiros, plateia com 650 poltronas, galeria, halls, estacionamento, calçadas etc.

A obra da Prefeitura de Aparecida, executada em convênio com o Governo Federal, custou R$ 7,3 milhões, sendo R$ 5,3 milhões repassados pelo Ministério do Turismo e contrapartida do município de R$ 1,4 milhão.