Gustavo Mendanha enumera investimentos e obras durante prestação de contas à vereadores

Por Rafael Freitas

22 de agosto de 2018

Por Rafael Freitas

22 de agosto de 2018

Foto: Ênio Medeiros

Com o objetivo de dar transparência às ações da administração pública, o prefeito Gustavo Mendanha esteve nesta quarta-feira, 22, na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, onde prestou contas de seus dezenove meses à frente da Prefeitura. Durante pouco mais de três horas, o gestor enumerou os investimentos feitos na cidade em todas as áreas e, teve a satisfação de mostrar aos parlamentares e para a população um novo cenário que se desenha no município. Gustavo Mendanha também discorreu e respondeu perguntas levantadas pelos vereadores.

Acompanhado de todos os secretários municipais, o prefeito mostrou os resultados alcançados e as obras iniciadas e inauguradas neste um ano e meio de gestão. “A prefeitura tem tido de forma consistente um aumento de receita acima da inflação. Esse crescimento tem sido observado principalmente nas receitas próprias e é fundamental ressaltar que, tendo em vista o cenário de crise e o baixo crescimento dos outros municípios e estados os índices são satisfatórios”, destacou Gustavo Mendanha ao abordar os valores de investimentos neste período.

Segundo o gestor municipal, a economia da cidade teve salto gradual satisfatório de R$ 956 milhões, em 2016, para 1,6 bilhões, em 2017, apontando um crescimento de 5,26%. A previsão para este ano é subir para 8,43% com 1,91 bilhões em arrecadação.“O equilíbrio das contas públicas tem sido o principal objetivo da Secretaria da Fazenda e uma série de medidas estão sendo adotadas visando melhorar o resultado fiscal do município. Estamos trabalhando para melhorar e ampliar a arrecadação em todas as áreas”, comunicou o prefeito aos vereadores.

Sobre as despesas, o prefeito informou que os investimentos em 2016 foi de R$ 151 milhões e deve fechar 2018 com aplicação consistente de R$ 87 milhões. O gasto com a folha de servidores passou de R$ 468 milhões em 2016 e deve fechar o ano de 2018 com o pagamento de R$ 546 milhões. O aumento do gasto com pessoal, segundo prefeito, se deve basicamente pelo aumento das unidades públicas do município, principalmente na saúde e educação. “A administração tem feito um esforço enorme para compensar o aumento da despesa com pessoal, com a otimização e melhoria dos serviços e qualificação do servidor público”, afirmou Gustavo.

Ainda destacando as ações de sua gestão, o prefeito ressaltou que Aparecida de Goiânia é referência na geração de emprego. Segundo relatório apresentado, 3.706 empresas se transferiram ou iniciaram suas atividades no município no período de dezenove meses, somando, atualmente, mais de 46 mil CNPJs ativos. “Tivemos a instalação de um grande número de empresas, sendo que Aparecida, nos últimos anos, foi a cidade que mais gerou emprego em Goiás”, pontuou. Gustavo ainda explanou a crescente de novas empresas e a implantação de cursos profissionalizantes. Foram dez unidades com cursos técnicos por meio do Sine Municipal e quatro laboratórios de informática.

Sobre uma das áreas mais solicitadas pelos moradores e consequentemente pelos vereadores, o prefeito infromou que na área de Infraestrutura, foram asfaltados vinte bairros com investimento de mais de R$ 20 milhões, além da recuperação da erosão do Jardim Luz e do Setor Vale do Sol. Outras 17 praças e Academias de Terceira Idade foram construídas nos 19 meses desta gestão. No desenvolvimento urbanístico da cidade, foram realizados mais de 22 mil atendimentos de iluminação pública. Além disso, 80 bairros de Aparecida são atendidos com o serviço de coleta seletiva; e todos os 249 bairros com serviço de coleta de lixo normal, roçagem, limpeza urbana, etc.

Na educação municipal, o número de alunos foi ampliado de 31 mil para 43 mil, com a otimização das unidades de ensino que passou a atender mais crianças no ensino infantil e a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil no setor Retiro do Bosque em parceria com empresários. “Esse número será ainda mais ampliado quando inaugurarmos os 12 Cmeis que estão em processo de licitação”, pontuou o prefeito Gustavo Mendanha, salientando ainda que foram inauguradas duas quadras poliesportivas e entregues kits escolares para todos os alunos da rede.

Na área da Saúde o investimento também foi maçico. “Inauguramos quatro  Unidades Básicas de Saúde, sendo elas no Bairro Cardoso, Chácara São Pedro, Garavelo Residencial Park e Setor Rosa dos Ventos; uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA Parque Flamboyant); a reforma da UPA do Setor Brasicon; abrimos o Centro de Atenção Psicossocial para atender dependentes químicos e a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. E estamos na fase final de construção do Centro de Especialidades, no Setor Boa Esperança; e já estamos mobiliando e esperando apenas a chegada dos equipamentos para inaugurarmos o Hospital Municipal, ainda neste ano”, comunicou.