Gustavo Mendanha prestigia abertura da 5ª edição do Go Cup

Por Ana Paula Moreira

25 de março de 2018

Foto: Ênio Medeiros

O prefeito Gustavo Mendanha acompanhou neste domingo, 25, a abertura oficial da 5ª edição do Go Cup, o maior torneio de futebol infantil da América Latina. A cerimônia aconteceu no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Os secretários de Esporte, Gerfesson Aragão e de Educação, Rodrigo Caldas, também prestigiaram a solenidade.

O evento irá acontecer entre os dias 24 a 31 de março e terá Aparecida de Goiânia mais uma vez como palco das competições. A disputa irá reunir 3.500 crianças de 18 estados brasileiros mais o Distrito Federal e 13 países como Argentina, EUA, Japão, México e Portugal.

“O Go Cup é um evento super importante, pois o esporte e a cultura são instrumentos fantásticos de transformação e resgate das crianças, principalmente com o aumento da violência e vulnerabilidade social. E realizar mais uma edição em Aparecida é um privilégio e pra mim é um orgulho receber tantas crianças e tantas famílias de vários cantos do Brasil e de outros países em nossa cidade, um evento que sem dúvida tem um impacto mundial, com uma organização muito bem preparada e que conta mais uma vez com o apoio da prefeitura”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

Uniformizados e com muita disposição, milhares de crianças lotaram o estádio olímpico para a cerimônia de abertura. O destaque ficou por conta da apresentação do Corpo de Ballet e Jazz do CEU das Artes da Cidade Vera Cruz. O mascote Fominha também animou a garotada. “Estou muito ansioso e empolgado para jogar. É a minha primeira grande competição”, disse Daniel Caldeiras de seis anos, jogador pelo time da Aparecidense.

Com olhares orgulhosos, vários pais e familiares também marcaram presença na arquibancada. “Os pais precisam aproveitar esse momento com seus filhos. É o momento de formação dessas crianças, onde elas irão aprender não só o esporte, mas também o conceito de cidadão”, destacou Gilberto Reis, pai do pequeno Ítalo, atleta da competição.

Go Cup – O torneio contará com 18 equipes de projetos sociais, 800 membros de comissão técnica e 100 árbitros que atuarão nas aproximadamente mil partidas que serão disputadas. Ao todo serão 266 equipes nas categorias de sub 7 ao sub 12.

“Proporcionamos toda infraestrutura necessária para que o evento ocorra da melhor maneira possível. Mais de 120 dias que a prefeitura vem se preparando para a chegada da Go Cup, um evento importante que movimenta a economia do munícipio, com os hotéis, bares e restaurantes. Trabalhamos para a chegada desse evento com bastante carinho e profissionalismo” ressaltou o secretário de Esportes de Aparecida, Gerfesson Aragão.

E, além do futebol, o Go Cup oferecerá uma atmosfera esportiva e de entretenimento para toda família. O Go Cup Retrô contará com uma tenda que promoverá brincadeiras antigas entre pais e filhos. O Go Cup Solidário, arrecadará donativos de roupas, chuteiras e uniformes de crianças e adultos. Todo material recolhido será destinado a escolinhas carentes da região. Uma tenda com cabeleireiro, manicure, barbearia e massagem também estará disponível durante toda a competição. Shows com Marco Vivan serão promovidos durante os três primeiros dias. Já a loja oficial do Go Cup contará com mais de 50 produtos oficiais.

“O objetivo maior é proporcionar a troca de conhecimento e cultura entre as crianças. Essa troca de experiência é fundamental para fomentar o conhecimento dos atletas e também para que aprendam novas culturas. Estamos construindo essa história junto aos coordenadores e pais ao longo destes cinco anos. É um trabalho em conjunto para que cada edição seja aprimorada. As equipes que participam sempre retornam e atraem novos participantes. Somos todos agentes multiplicadores”, frisou Roberto Faria, idealizador do torneio.

Competições- Os jogos serão realizados no Complexo Fut Arte – Gramados, no setor Bela Morada em Aparecida de Goiânia. O local conta com um espaço de 200 mil m² com 35 campos de futebol em um dos maiores espaços esportivos para essa modalidade no país. Ao todo, Aparecida será representada por 84 atletas, das turmas de iniciação esportiva do município, que recebe o incentivo e investimento da prefeitura da cidade.